quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Unidades de saúde vacinam bebês de 15 meses contra catapora a partir desta sexta - VITÓRIA


Kadidja Fernandes
Enfermeira aplicando vacina de poliomielite em criança
Crianças de até 15 meses de idade devem ser imunizadas contra a catapora
Chegou a hora de livrar os pequenos da catapora. A partir desta sexta-feira (6), das 8 às 17 horas, as unidades de saúde da capital vão atender as crianças de 15 meses de vida que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral para imunizá-las também contra a varicela (catapora), que foi incluída na vacina tetra viral.
A vacina protege também contra sarampo, rubéola e caxumba. A medida é do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que está ampliando o calendário básico de vacinação da criança com a introdução da tetra viral, em substituição à tríplice viral, para as crianças de 1 ano e 3 meses.
O PNI, além de continuar imunizando as crianças contra essas doenças, pretende evitar complicações, casos graves e até óbitos por varicela no grupo alvo da vacinação com apenas uma injeção. Isso proporciona uma melhor adesão à vacinação e, consequentemente, melhoria nos índices das coberturas vacinais. O Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por catapora.
A varicela é uma doença viral comum na infância. Os efeitos mais comuns da catapora são conhecidos: a criança fica cheia de bolhas avermelhadas pelo corpo, além de febre alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário