Fernanda Neves Gomes
Carlos Antolini
Convento São Francisco é um dos monumentos que integram as visitas monitoradas do Visitar
Quem passar pelos patrimônios históricos do Visitar, no Centro Histórico, receberá novo material de divulgação, a partir desta terça-feira (3). Trata-se de um passaporte que registrará a passagem do visitante nos monumentos que compõem o roteiro: Theatro Carlos Gomes (1927); Igreja de São Gonçalo (1707); Catedral Metropolitana de Vitória (1920); Capela Santa Luzia (Sec.16); Convento São Francisco (1591), Igreja do Rosário (1765) e Convento do Carmo (1862).
Depois de preencher o material com as sete carimbadas, o turista ou morador será convidado a preencher uma ficha disponibilizada, tanto em português quanto em inglês, para que coloque seus dados pessoais. Assim, passa a concorrer a brindes surpresas exclusivos no final de cada mês, como um box do projeto, que é uma caixa contendo publicações específicas detalhando cada um dos monumentos históricos.
"Também teremos outras surpresas esperando o visitante, e a expectativa é de que cada vez mais pessoas conheçam detalhes do roteiro", disse o gerente de Promoção da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Juliano Nogueira, ao destacar que os monumentos históricos contam um história de mais de 400 anos.
Modelo
Nogueira explicou que o modelo de visitação se assemelha ao que ocorre na caminhada de Santiago de Compostela, caminhos percorridos por peregrinos na Europa desde o século 9 para venerar relíquias do apóstolo Santiago Maior. Uma das caminhadas mais concorridas da Europa medieval, o caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem percorrido por centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Patrimônio da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).
Revitalização
Criado pela Prefeitura de Vitória, em uma parceria com o Instituto Goia, o Visitar integra a política de revitalização da área central da capital. Incentivar capixabas e turistas a visitar o Centro Histórico é um dos objetivos da iniciativa. "Quem conhece é quem preserva", opinou Nogueira, otimista para que a nova promoção torne as visitas ainda mais marcantes.
As construções podem ser visitadas por turistas e moradores das 9 às 17 horas durante os dias úteis e feriados, à exceção das segundas-feiras. A visita é gratuita e em cada monumento há um monitor para receber e orientar os visitantes.
O Centro Histórico está compreendido entre a antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama (Forte São João) e as imediações da Vila Rubim, onde se encontram produtos típicos. Nesse perímetro, existem placas de sinalização interpretativas para maior conforto e segurança do turista e do próprio residente.
Arquivo Secom
Turistas podem fazer visitas monitoradas à tradicional Igreja do Rosário
Divulgação Turismo
Visitantes podem concorrer à Coleção Vitória em Monumentos - Série II
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário