quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Semcid leva noções em direitos humanos para diversos públicos da capital - VITÓRIA


André Sobral
Universidade Cidadã
Projeto Universidade Cidadã reúne estudantes dos períodos iniciais das faculdades para participar de palestras sobre Direitos Humanos
Mais de 1.600 pessoas já participaram das oficinas e palestras sobre Direitos Humanos oferecidas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) em 2013. Formadas por adolescentes, universitários, servidores municipais e egressos penais em cumprimento de pena no regime aberto, as atividades têm levado o conceito de cidadania inclusiva de forma interativa e com metodologias específicas para cada público.
Segundo o gerente de Direitos Humanos da Semcid, Placidino Gomes de Oliveira, o objetivo é levar o conceito de cidadania para os diversos segmentos, contribuindo, consequentemente, para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de preconceitos. "Estamos construindo o conceito de uma cidadania inclusiva, que abrace toda a sociedade, independente de cor, raça, gênero, orientação sexual, religião ou condição social", disse.
Nas oficinas oferecidas aos adolescentes e jovens do projeto Cidadania Fundamental, os participantes são convidados a interagir com os palestrantes. O gerente destaca a importância da temática na formação dos cidadãos. "É muito importante que essas temáticas sejam levadas para dentro das escolas. Nossas oficinas têm papel preventivo e educativo, proporcionando uma maior reflexão entre os mesmos", afirmou Gomes.
Os participantes do projeto Cidadania Fundamental são alunos da 8ª série/9º ano das escolas municipais de Vitória que participam de oficinas e palestras na Casa do Cidadão, em Itararé, e aproveitam a oportunidade para solicitar a emissão da primeira via dos documentos básicos, como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. O projeto é realizado sempre às sextas-feiras e já contemplou cerca de 1.100 estudantes.
Além disso, cerca de 100 estudantes com idades entre 10 e 16 anos que participam do Programa Educação em Tempo Integral já participaram das oficinas. As atividades também já beneficiaram, aproximadamente, 300 adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz, vinculado ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Para o público universitário, a Semcid conta com o projeto Universidade Cidadã, que reúne estudantes dos períodos iniciais das faculdades parceiras para participar de palestras sobre direitos humanos e direito do consumidor, seguidos de debate. Até agora, cerca de 90 estudantes já participaram do projeto. "É de fundamental importância trazer esses jovens para o debate, pois eles são formadores e multiplicadores de opinião", lembrou Placidino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário