segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Profissionais do Programa Mais Médicos são capacitados para atuar na capital - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Mais Médicos
Profissionais do Programa Mais Médicos participam de capacitação na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde
Os 11 profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que vão atuar nas unidades de saúde da capital já estão participando de uma contextualização sobre a saúde pública da rede municipal para iniciar as suas atividades.
Eles foram acolhidos na manhã desta segunda-feira (2) pela secretária municipal de Saúde, Sony Freitas Itho, naEscola Técnica e de Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus-Vitória), onde estão recebendo informações sobre a política de atenção e promoção à saúde, o quadro atual dos agravos epidemiológicos do município e outras informações.
Embora o processo nacional tenha contemplado médicos de várias regiões do país, todos os profissionais que escolheram Vitória para trabalhar já residem no Espírito Santo. A capacitação acontece nestas segunda (2) e terça-feiras (3), em horário integral. Nesta quarta (4), todos eles assumirão os seus postos de trabalho.
"Esses profissionais são bem-vindos e chegam em um momento em que temos um déficit importante de médicos não somente na atenção básica, que são as unidades de saúde, mas também na urgência e emergência e especialidades. Portanto, todas as iniciativas que vierem somar para garantir o atendimento à população são bem-vindas", declarou a secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho.
André Luiz Silva Sobral
Mais Médicos
Médicos serão distribuídos para atuar em 10 unidades de saúde da capital
As unidades que receberão os médicos são: Bonfim, Bairro da Penha, Consolação, São Cristóvão, Alagoano, Grande Vitória, Fonte Grande, Santo André, Ilha do Príncipe e Unidade de Saúde Vitória, que receberá dois médicos.

Programa

O Programa Mais Médicos visa levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Criado pelo Governo Federal, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. As vagas estão sendo oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui atualmente 1,8 médicos por 1.000 habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como Argentina (3,2), Uruguai (3,7) e Portugal (3,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário