segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Professora da rede municipal ganha prêmio nacional por projeto de arte e ensino - VITÓRIA


Imagem divulgação
Arte na escola
Projeto "A arte com olhar de criança" visa estimular nas crianças o olhar crítico e sensível do local onde vivem
Arte na escola
Prêmio Arte na Escola Cidadã foi recebido pela professora Rejane Tononi no Rio de Janeiro
O projeto "A arte com olhar de criança" rendeu mais um prêmio nacional à professora Rejane Tononi, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões, que fica em Goiabeiras.
No mês passado, ela foi até o Museu do Mar, no Rio de Janeiro, receber o troféu pelo primeiro lugar na categoria educação infantil no "XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã". Esse prêmio busca valorizar e reconhecer o professor e seus projetos educativos no ensino da arte que propicia a aproximação da educação, cidadania e cultura.
Por esse mesmo projeto, a professora Rejane havia recebido em dezembro de 2012 o prêmio "Professores do Brasil", que agraciou educadores de todo o país a partir de projetos e atividades desenvolvidos por esses profissionais.
A professora explicou que o projeto "A arte com olhar de criança" visa estimular nas crianças o olhar crítico e sensível do local onde vivem a partir das obras de Tarsila do Amaral e também da literatura infantil. "Em cada etapa do projeto, conhecemos uma obra de Tarsila do Amaral, fazendo um paralelo entre a época que ela viveu e os dias de hoje. O projeto foi crescendo à medida que foram surgindo outros questionamentos, como a diversidade racial, o preconceito, o respeito ao idoso e às pessoas com deficiência", revelou a professora.
O Cmei Jacyntha, onde foi realizado o projeto, está localizado próximo ao manguezal, onde vivem as tradicionais paneleiras, patrimônio cultural imaterial do nosso Estado. A partir daí, os alunos foram estimulados a observar o local onde vivem com um outro olhar, mais sensível e crítico, desenvolvendo desenhos e pinturas a partir dessa ótica sustentável.
"Em nossas andanças pelo bairro, o que mais chamou a atenção das crianças foi a quantidade de lixo e esgoto depositados no manguezal. Foi feito um trabalho de conscientização das crianças com as questões relevantes ao lixo, à coleta seletiva e à reutilização, envolvendo também as famílias", contou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário