29/08/2013
A secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz realizou na noite desta quarta-feira (28/9), na EMEF Santa Cruz, uma reunião com representantes comunitários de toda orla para levantar ações que poderão ser executadas no verão. Representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) também participaram da reunião. A orla de Aracruz conta três unidades de Conservação Federal: Área de Proteção Ambiental (APA); Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) e Reserva Biológica de Comboios.
Durante a reunião, feita pelo subsecretário de Meio Ambiente, Giuliano Negrere Martins, foram discutidas medidas para se desenvolver tanto a curto prazo, quanto a longo prazo. Para curto prazo, por exemplo, foram citadas ações como a limpeza, o zoneamento da restinga (proteção com cercas), a sinalização, o paisagismo e colocação de lixeiras.
Para o longo prazo existe a intenção de se recuperar a restinga, que se encontra comprometida principalmente nas praias de Coqueiral e praia dos Padres. A restinga é uma proteção natural, um ecossistema da mata atlântica que atua contra a “invasão” de areias nas calçadas e contra a erosão.
Outra medida a longo prazo seria uma possível substituição de algumas árvores castanheiras, que coíbem o crescimento das restingas, pois a restinga é nativa, e a castanheira, exótica, ou seja, não faz parte do ecossistema.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário