terça-feira, 3 de setembro de 2013

Obras de arte de alunos inspiradas em Portinari estão em exposição na Seme - VITÓRIA

Quem comparecer à Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé, vai conferir 16 telas em tinta guache inspiradas no renomado artista Cândido Portinari produzidas pelos alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, que fica no bairro Romão. O nome da exposição é "Portinari na Escola", que traz releituras de obras como "As Meninas", "O Mulato" e "Capoeira" e acontece até esta sexta-feira (6).

As professoras Ana Cláudia Nascimento Viana Barreto, Jucinei Avance Rocha, Cláudia Rocha Braga e Samanta Palauro envolveram 48 alunos em um trabalho interdisciplinar de Artes e Português, gerando uma resposta muito positiva, uma vez que os adolescentes passaram a ter mais atenção, entusiasmo e interesse na sala de aula e, ainda, tornaram-se mais envolvidos com as atividades pedagógicas da escola.
Divulgação Seme
Exposição Portinari na Escola
Exposição "Portinari na Escola" conta com 16 telas produzidas por alunos da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima
Divulgação Seme
Exposição Portinari na Escola
Obras de arte foram produzidas em tinta guache e foram inspiradas no renomado artista Cândido Portinari
"A arte não tem limites ou fronteiras, pode ser um fator integrador e, principalmente, pode ter um alcance social muito significativo. As pessoas têm interesse sim, basta criar oportunidade, e a exposição 'Portinari na Escola' pode ser esse espaço das artes, da cultura e do exercício da cidadania", explicou a professora Ana Cláudia.
A mesma exposição estava acontecendo na Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, e encantou quem passou pelo saguão do local. A escolha por retratar as obras de Cândido Portinari deu-se por ser considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Portinari pintou quase 5.000 obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como "O Lavrador de Café", até gigantescos murais, como os painéis "Guerra e Paz", presenteados à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque em 1956 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário