Treinamento é considerado a base para a melhoria do rebanho
Com o objetivo de contribuir para o melhoramento genético do rebanho e aumentar a produtividade da pecuária capixaba, o Senar/ES oferece o treinamento de Inseminação Artificial em Bovinos. Durante a capacitação, com carga horária de 40 horas, os participantes aprendem técnicas que podem ser usadas em fazendas de qualquer potencial produtivo sem precisar gastar muito.
Inicialmente, são oferecidas aulas teóricas abordando toda a ciência que envolve os procedimentos de inseminação, bem como a anatomia dos animais. Posteriormente, os alunos vão a campo testar as habilidades adquiridas. Além de ser um diferencial no mercado de trabalho, utilizar a inseminação artificial se torna economicamente mais viável, além de garantir uma reprodução mais saudável do rebanho.
“Atualmente, um touro reprodutor custa, em média, R$ 5 mil. Após os quatro anos de vida reprodutiva, o produtor terá que fazer uma nova compra. Com R$ 3 mil se consegue cerca de 20 doses de sêmen de touros geneticamente comprovados como superiores e com atestado de isenção de doenças. O trabalhador que domina a técnica tem um diferencial que com certeza irá refletir na melhoria do salário”, aponta o instrutor do Senar/ES, Antonio Carlos Lievore.
Na pecuária de leite, a inseminação pode aumentar a longevidade das novilhas, bem como garantir a precocidade no fornecimento do leite. Uma vaca que produz em média dois mil litros de leite durante o período de lactação, cerca de 305 dias após o parto, poderá produzir por mais tempo, além de oferecer leite com mais qualidade e potencial nutritivo.
Na pecuária de corte, o produtor poderá ter bezerros apartados mais pesados, o que
gera lucro no mercado de commodities. O produtor consegue mais rapidez no acabamento da carcaça, além de garantir que ela renda mais e forneça uma carne mais macia e saborosa, podendo agregar um diferencial no preço da venda.
O treinamento de Inseminação Artificial em Bovinos abre vagas para doze participantes, alfabetizados, acima de 18 anos. Para participar dos treinamentos do Senar/ES, os interessados devem procurar o sindicato rural do seu município.
Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 9953-6272
Caroline Csaszar – (27) 9964-4464
|
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Inseminação artificial em bovinos garante ganho genético e produtividade do rebanho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário