| ||
Ainda em clima de Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, alunos das escolas municipais “Alvimar Silva”, do bairro Ipanema, e “Ulisses dos Santos Filho”, de Morada Bethânia, se encontraram na tarde desta terça- feira (24) no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), em Viana, para participarem de uma gincana temática abordando a questão ambiental. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e contou com a presença de 80 estudantes.
Gabriel Vieira da Silva, 9 anos, aluno do 4º ano da escola Alvimar Silva, foi um deles e aproveitou o espaço cercado por árvores nativas e frutíferas para correr e brincar com os colegas antes de começar a disputa. “São as árvores que ajudam a gente a respirar. Lá em casa tem pé de abacate, de manga e de acerola e eu cuido delas”, contou o menino.
Entre uma árvore e outra, Larissa Barbosa, 10 anos, da escola Ulisses dos Santos Filho, destacou a diferença de se comer uma fruta logo que é colhida, de uma que é comprada no supermercado ou na feira. “A fruta tirada do pé é mais fresca e mais gostosa”, explicou a estudante do 5º ano enquanto saboreava jabuticabas.
Para dar início à gincana, o supervisor da Fazenda Experimental Reginaldo Conde, Afonso Carlos Valentim, citou alguns cuidados que devem ser tomados para a preservação das árvores e do meio ambiente em geral. Cuidados esses que foram abordados nas cinco provas da disputa, que abordou assuntos referentes a água, a resíduos sólidos e a preservação de espécies nativas, entre outros.
E foi sobre o que faz para evitar o desperdício de água que a estudante Maria Eloísa de Jesus Motta, 11 anos, fez questão de falar. “Ao escovar os dentes e na hora do banho eu abro a torneira e o chuveiro somente na hora que preciso da água. O restante do tempo deixo tudo fechado. Se tem alguma torneira pingando lá em casa, corro para fechar direito”.
Já Pâmela Rodrigues destacou que as árvores dão frutos e purificam o ar e por isso elas são importantes para a vida de todos os seres.
Gincana
A Gincana entre os alunos das escolas Alvimar Silva e Ulisses dos Santos Filho, ambas da rede municipal de Viana, teve cinco tarefas. A primeira abordou os recursos hídricos e as duas equipes tiveram que transportar água, em copos descartáveis, de um recipiente para outro e venceria a que conseguisse maior quantidade no tempo determinado. A segunda prova foi sobre espécies nativas da Mata Atlântica e os estudantes precisaram encontrar no viveiro as mudas escondidas pela organização. Cada espécie tinha um valor de pontuação diferente.
A prova seguinte teve como temática resíduos sólidos e tempo de decomposição dos mesmos. Já o desmatamento foi o tema da quarta tarefa e as equipes prepararam um painel sobre o assunto. Encerrando a disputa a atividade foi para responder sobre características das árvores frutíferas da região. Ao final, a equipe da escola Alvimar Silva foi a vencedora.
Para a professora Adriana Pires, da escola Ulisses dos Santos Filho, a gincana foi uma boa iniciativa e contribuiu para o aprendizado e a conscientização dos alunos nos cuidados à natureza. “Esses eventos fora da sala de aula são ricos, pois estimulam o aprendizado e despertam o interesse dos estudantes em sala de aula sobre os temas abordados”, ressaltou.
|
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Gincana aborda preservação ambiental entre alunos de Viana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário