sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Contagem regressiva para um novo sistema de iluminação em Vitória


Yuri Barichivich
Fachada do Teatro SESC Glória na Avenida Jerônimo Monteiro
Plano Diretor de Iluminação Pública vai definir os padrões de iluminação para as vias principais de toda a cidade Ampliar
Foi dada a largada para a contratação de um novo modelo de gestão da iluminação pública em Vitória. A Prefeitura de Vitória publicou, no início desta semana, o edital de licitação para contratação de empresa especializada que será a responsável pela modernização e implantação de inovações tecnológicas no sistema.
A documentação e a proposta de preço das empresas concorrentes serão conhecidas no dia 3 de outubro, às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Obras (Semob), na avenida Vitória, nº 2.552, térreo, Bento Ferreira. A vencedora deverá elaborar projetos, prestar assessoria técnica, fornecer sistema informatizado, modernizar e promover a eficiência da iluminação pública da capital.
"Vamos modernizar a iluminação em toda a orla de Vitória, desde Camburi, Enseada do Suá, Beira-Mar, Santo Antônio, Ilha das Caieiras, Maria Ortiz, Santa Martha, Ponte da Passagem e Maria Ortiz, até finalizar o contorno", disse o prefeito Luciano Rezende. Segundo ele, com a implantação de refletores mais potentes, serão criados cerca de 10 quilômetros de espaços para lazer e prática noturna de esportes.
A capital possui 32 mil pontos de iluminação (entre lâmpadas, refletores e luminárias). O novo contrato tem um valor estimado em R$ 48,4 milhões. "Vitória terá bairros mais iluminados, atrativos turísticos e monumentos históricos mais valorizados e um sistema mais eficiente", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.
edital de licitação para o novo parque de iluminação foi publicado no último dia 2. As propostas serão abertas em 3 de outubro. "O parque será construído ao longo de quatro anos, gradativamente", disse o prefeito.
Yuri Barichivich
Praça Costa Pereira
Pontos turísticos, monumentos históricos e culturais, praias e parques ganharão iluminação especial

Inovação

O novo modelo prevê a elaboração de um Plano Diretor de Iluminação Pública (PDI), que vai definir os padrões de iluminação para toda a cidade: vias principais, no interior dos bairros, nas praças, nos monumentos e nas praias. Além da beleza, a iluminação levará em conta a segurança da população. Pontos turísticos, monumentos históricos e culturais, praias e parques ganharão iluminação especial.
Tecnologias mais modernas serão implementadas, como a iluminação por meio de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica. As células fotovoltaicas podem ser utilizadas especialmente em parques e praças, evitando fiação e cabeamento, poluição visual provocada pela fiação aérea, furtos e depredações.
Além disso, as principais vias da cidade podem receber lâmpadas de LED, mais econômicas e que iluminam mais. E novas tecnologias garantirão o controle de cada ponto, de forma a possibilitar a gestão inteligente de acordo com o horário, consumo e intensidade da luz. Com tudo isso, até a manutenção – a substituição de lâmpadas, reatores e outros dispositivos – será facilitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário