Com objetivo de capacitar membros dos Conselhos Municipais, a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo um “Curso de Formação Continuada” para conselheiros. O curso começou em agosto e vai até dezembro deste ano com abordagem de diversos temas. O segundo encontro do Projeto aconteceu nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, no Centro Comunitário da Igreja Matriz, com o tema: “Inclusão Social das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade: Garantia de Qualidade de Vida”.
.
.
O Curso teve início com a palestra do Psicólogo de Cachoeiro de Itapemirim, José Antônio Souto Siqueira, que falou sobre os direitos dos deficientes físicos e dos deveres da sociedade. “Precisamos entender sobre nossos direitos para podermos lutar por eles. Vocês como membros de Conselhos precisam estar cada vez mais informados sobre esse assunto. Um Projeto como este incentiva a troca de experiências e o acesso as informações”, falou o palestrante que é portador de necessidades especiais.
Para a enfermeira e Vice-Presidente do “Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa”, Amábile Nunes, o Projeto é muito importante para o conselheiro entender seu papel diante da sociedade. “Muita gente participa como conselheiro, mas não está realmente inteirado ao tema do conselho. O interessante é que aqui são tratadas várias temáticas diferentes, e vamos poder entender um pouco do trabalho de cada Conselho Municipal”, comentou Amábile.
Participaram do Encontro somente membos dos Conselhos ligados a Secretaria Municipal de Assistência Social, como o Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social (CMHIS), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCAC), Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COMUDEF) e do Conselho Municipal de Assistência Social de Castelo (COMASC).
O próximo “Encontro” vai acontecer dia 26 de setembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, às nove horas da manhã. O tema em discussão será: “Idoso e Cidadania”.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário