Alunos de quatro escolas municipais de Cachoeiro aprenderam a reaproveitar materiais descartáveis na confecção de objetos de decoração e até de brinquedos. Atendidos pelo programa AABB Comunidade, eles participam desde o mês de junho de oficinas de educação ambiental do projeto “Verde quero ver-te”.
O objetivo é a conscientização quanto à importância das práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. As aulas acontecem três vezes por semana na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), sempre no contraturno escolar.
O programa atende 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, matriculadas nas escolas Professor Pedro Estelita Herkenhoff, Deusdedit Baptista, Padre Gino Zatelli e Nossa Senhora das Graças, abrangendo, além do Waldir Furtado Amorim, os bairros Coramara, Gilson Carone e Caiçara.
Tampinhas e latas de refrigerante, garrafas PET e pratos de plástico são alguns dos materiais aproveitados na produção dos objetos, que são usados nas brincadeiras dos próprios alunos e na decoração de suas casas. No local das aulas, eles também montaram e mantêm uma horta suspensa feita com garrafas plásticas.
“A lição de sustentabilidade é dada de forma lúdica e assimilada facilmente. Queremos que eles elevem seus níveis de consciência quanto aos seus direitos e deveres de cidadãos”, ressalta a coordenadora pedagógica do programa, Renilda Nunes.
O AABB Comunidade é uma parceria entre a prefeitura de Cachoeiro, a Fundação Banco do Brasil, a Federação Nacional das AABBs e a AABB do município. Além da educação ambiental, o trabalho com os alunos engloba aulas de natação e outros esportes, práticas musicais (coral), artes plásticas e cênicas, higiene e saúde e complemento escolar. “Essas atividades possibilitam a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania”, destaca a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário