segunda-feira, 19 de maio de 2014

Passeata pelas ruas da cidade a favor da reforma psiquiatra em Alfredo Chaves



Esta segunda-feira (19), começou diferente para quem passou pela praça Colombo Guardia. O motivo foi a Marcha da Luta Antimanicomial realizada pelo grupo da Oficina Horterapia da secretaria Municipal de Saúde. O movimento começou às 8h horas com apresentação de cartazes, entrega de material informativo e depoimentos de ex internos de hospitais psiquiátricos. 
Conforme a coordenadora da Saúde Mental do município, Simoni Cominoti, a idéia do movimento é conscientizar a população sobre a luta para a reformulação de Atenção à Saúde Mental. “Com as Redes de Atenção Psicossocial, estruturados em unidades de Estratégias de Saúde da Família, podemos contar com atendimentos humanizados com o apoio e a participação da família. É esse contato que faz a diferença na hora do tratamento, pois o usuário precisa estar perto das pessoas que ama para se sentir seguro” explicou. A passeata seguiu para Unidade de Saúde da sede onde foi colado os cartazes do movimento.  

Oficina terapêutica:
Desenvolvido pela Secretaria de Saúde, as oficinas terapêuticas, como parte do programa de Saúde Mental do município, tem oobjetivo de dar condições clínicas, recuperação da autonomia, reinserção familiar e social de usuários com transtornos mentais. Nos encontros semanais os pacientes orientados pelos profissionais, fazem trabalhos recreativos com desenhos, pinturas, recortes e dinâmicas sociais envolvendo a busca da superação e da identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário