quarta-feira, 21 de maio de 2014

Em Muniz Freire Seminário Fortalece O Combate A Violência Contra Crianças E Adolescentes

Enviado por prefeitura em 21/05/2014 13:50:49 (2 leituras)
Em alusão ao dia 18 de maio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveram ontem (20), no Auditório da Câmara Municipal, o “6º Seminário do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O dia 18 de maio, segundo a Lei Federal 9.970/00, ficou instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Durante o seminário, foi apresentado um vídeo contando um pouco da história da menina Araceli Cabrera Sanches.

O seminário promovido pelo Creas, iniciado com um café da manhã para os participantes, teve o objetivo de conscientizar a sociedade muniz-freirense sobre a importância do combate a violência contra crianças e adolescentes, contribuindo assim, para a garantia e proteção dos direitos individuais.

O evento contou com uma palestra, ministrada pela psicóloga Fabiana Davel Canal, que abordou o tema “Adolescente e os problemas e desafios no combate à violência", onde demonstrou por meio de slides e vídeos os tipos de violência, sempre com objetivo de alertar sobre a importância de denunciar as agressões aos órgãos competentes como Creas e Conselho Tutelar.

Por fim, todos os presentes saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade, em manifestação com o tema: “Quem não denuncia, também violenta”.

O evento contou com a participação do prefeito Paulinho Mignone; vice-prefeito Mário Spadetti; secretária Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, Viviane Lopes de Morais; secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Gildete Lemos Soares Lúcio; vereadores Sobreira, Pezão e Gilberto, além de alunos e professores de várias escolas do Município.








Equipe do Creas de Muniz Freire.








A palestrante convidada, Fabiana Davel Canal.








Cartazes confeccionados por crianças e adolescentes vítimas de abuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário