quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SETE MARAVILHAS DE MIMOSO DO SUL ESTÃO SENDO ESCOLHIDAS PELA POPULAÇÃO
Fotos: Renato Mofati/Beto Barbosa/Ramon Freitas/Arquivo-PMMS.
Publicado em:  QUINTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2013

Lançado no início desta semana o concurso que vai eleger “As 7 Maravilhas de Mimoso do Sul” faz sucesso no município. Os distritos estão unidos dando destaque para os bens que se localizam em seu território. “Temos sete opções de voto e obrigatoriamente temos de votar em bens que se localizam na Sede e em outros distritos, mas, em nossa comunidade, estamos dando preferência de primeiro voto para a Serra das Torres”, revelou o professor Jorge Fabelo que reside em São José das Torres.

O voto é aberto a toda a população que vota somente uma vez pelo portal da Prefeitura Municipal (www.mimosodosul.es.gov.br) ou por meio de cédulas em urnas que a partir da próxima semana estarão percorrendo todos os distritos.

As opções de voto são vinte, selecionadas por uma comissão formada por vinte representantes do município. Os sete bens mais votados serão eleitos e institucionalizados por meio de Decreto Municipal como “As Sete Maravilhas de Mimoso do Sul”.

Saiba um pouco mais sobre as vinte opções para voto:

CACHOEIRA PARAÍBA - Fica na localidade de Termópilas, no interior da Sede. Compõe-se das corredeiras do Rio Muqui do Sul. É de rara beleza e visitada o ano inteiro, especialmente nos dias do Festival de Sanfona e Viola quando é realizada a tradicional Caminhada de São Pedro.

CAPELA SÃO PEDRO - Pertencia à antiga Fazenda Mimozo que deu origem ao nome do município. Sua construção, na Sede, data de meados do século XIX. Ainda apresenta túmulos de seu cemitério que funcionou até os anos 1930. Atualmente funciona como Conservatório de Música.

CRISTO REDENTOR - Localizado na Sede do município o monumento foi construído no ano de 1982 por Antônio Moreira.

FAZENDA INDEPENDÊNCIA - Construção de 1880, pertencente ao ciclo cafeeiro. Localizada no distrito de São Pedro do Itabapoana.

FAZENDA MARAVILHA - Construída em 1863 possui estilo colonial. Pode ser facilmente avistada das margens da rodovia que liga a Sede do município ao distrito de São Pedro do Itabapoana.

FAZENDA SANTA MARTA - Construída em 1910 pelo Coronel Manoel da Silva Mota, a fazenda teve grande importância na produção cafeeira chegando a receber título de honra ao mérito concedido pelo Ministério da Agricultura. Atualmente é uma Casa de Festas.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Inaugurada antes do ano de 1868 é uma das mais belas edificações de templo católico do município com seu estilo neoclássico. Localiza-se no distrito de Conceição do Muqui a 32 quilômetros da Sede do município.

IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ - Localizada na Sede, esta igreja foi construída em 1923 homenageando o santo padroeiro do município, São José. Apresenta estilo neogótico.

LINHA FÉRREA DE MIMOSO DO SUL - De grande importância para o município, constitui-se como um marco da emancipação político-administrativa. Foi construída no final do século XIX. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niteroi/RJ a Vitória/ES. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996.

MIRANTE DE SANTA TEREZINHA - Construído pelo saudoso engenheiro agrônomo Francisco Ribeiro Campos em devoção a Santa Terezinha do Menino Jesus. Localiza-se na Fazenda São José, no distrito de Santo Antônio do Muqui.

MUNICIPAL LÍTERO CLUBE - Construído nos anos 1920, na Sede, abrigou uma Escola e o extinto Tiro de Guerra. A partir dos anos 1950 passou a funcionar como clube social.

PICO DOS PONTÕES - Compreende a região mais alta do município, com 1938 metros de altitude. Localizado no distrito de Conceição do Muqui - zona cafeeira que é suporte na economia municipal.

PRAÇA CORONEL JOAQUIM PAIVA GONÇALVES - Localizada no centro da Sede, foi construída em 1910. Como toda cidade de interior foi ponto de grandes encontros políticos e sociais. Existe um projeto de recuperação de suas características originais a ser executado nos próximos três anos.

RIO ITABAPOANA - O Rio Itabapoana fica localizado ao Sul do município, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, cortando três distritos: Ponte do Itabapoana, Dona América e São José das Torres. Abriga diversas belezas naturais como a Cachoeira das Garças (antiga Cachoeira do Inferno). Atualmente acima da cachoeira encontra-se a PCH I Pedra do Garrafão (Pequenas Centrais Hidrelétricas I Pedra do Garrafão) responsável pelo abastecimento de energia em Mimoso, Apiacá e parte do Estado do Rio.

SERRA DAS TORRES - O Monumento Natural de Serra das Torres é o segundo Mona Estadual do Espírito Santo (o primeiro é 'O Frade e a Freira'), ou seja, uma área de proteção integral, em que não são permitidas a exploração ou ocupação desordenada do solo. Seus 10.458 hectares de área estão sob a responsabilidade do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A Serra das Torres é considerada como um dos últimos e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica do Sul do Estado. Fica situada no distrito de São José das Torres.

SERRA DAS PALMEIRAS - Constitui-se de excelente área para turismo ecológico e lazer. Possui paisagem de montanhas e cachoeiras de rara beleza.

SÍTIO CANTO DE ROÇA - Área de terra desmembrada da Fazenda Santa Marta, localizada a 4 quilômetros da Sede. Atualmente pertence aos empreendedores de turismo Nilmar Faber e Vânia Araújo e constitui o mais importante ponto de agroturismo do município.

SÍTIO HISTÓRICO DE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA - Construções coloniais da primeira metade do século XIX. Em 1987 aconteceu seu tombamento estadual (41 imóveis). Localiza-se no distrito de São Pedro do Itabapoana a 21quilômetros da Sede. Conhecido pelo tradicional Festival de Inverno da Sanfona e Viola realizado anualmente.

TEATRO STÊNIO GARCIA - Construção de 1952 como Cine Teatro São José, na Sede do município. No final dos anos 1990 recebeu reforma e passou a se chamar Teatro Stênio Garcia.

VALE DA PAULICÉIA - Abriga várias fazendas e tem sua vista principal da rodovia de entrada do município (via BR 101 Sul). É de grande beleza e oferece vista para o pico mais alto do município, os Pontões.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário