Divulgação Semus

Prefeito Luciano Rezende deu posse aos novos conselheiros locais de saúde no auditório
A noite desta terça-feira (19) foi histórica para o Conselho Municipal de Saúde. Com o auditório da Prefeitura lotado, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, empossou 192 conselheiros locais titulares e 192 suplentes. Esse é o desdobramento do processo eleitoral mais amplo e democrático da história dos conselhos locais de saúde, com eleição em 24 unidades.
Todo o processo foi dividido em várias etapas, passando pela elaboração do diagnóstico situacional de todos os serviços dos conselhos locais de saúde e capacitação dos diretores das unidades de saúde até o momento das eleições e posse. O próximo passo é o curso de formação para todos os conselheiros, que será iniciado nesta quarta-feira (20).
Na solenidade, o prefeito entregou o diploma a 24 conselheiros, representando todos os outros eleitos. Ele explicou o motivo pelo qual a participação dos conselhos está sendo tão estimulada. "A participação popular, através do controle social, é de fundamental importância para a realização de uma gestão democrática e compartilhada. Nós estamos com uma equipe de conselheiros que está sendo montada e estimulada. Demos posse para cerca de 2 mil concelheiros nas secretarias de Educação, Direitos Humanos, Cultura, Saúde, entre outras, formando essa rede de diálogo com o governo, nos ajudando na melhoria do serviços prestados", afirmou o prefeito Luciano Rezende.
Importância
Conselheira reeleita da Unidade de Saúde Vitória, Vanusa Roberta de Jesus, que também é agente de saúde, disse que os conselhos precisam ganhar mais visibilidade. "O conselheiro é multiplicador e fiscalizador e desenvolve um papel ainda muito desconhecido pela população, que muitas vezes vai reclamar no serviço e não busca o conselho, que é o espaço legítimo para buscar soluções".
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, reafirmou o compromisso de realizar uma gestão participativa e compartilhada. "Gostaria de frisar a importância de termos os nossos conselhos locais de saúde, pois é justamente nesses espaços que vocês, conselheiros, poderão contribuir na implementação das políticas públicas de saúde. Vocês terão a importante tarefa de fortalecer a participação popular na gestão municipal, contribuindo para que tenhamos uma gestão cada vez mais compartilhada e participativa".
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fausto Ribeiro Tancredi, fez uma retrospectiva da participação do controle social. "Hoje, estamos fechando um ciclo e abrindo um novo. Em 2003, tivemos um secretário de Saúde que impulsionou a criação dos conselhos locais. Foi o pontapé inicial de todo esse processo e, hoje, 10 anos depois, fechando esse ciclo, a gente dá posse a 24 conselhos locais de saúde e o secretário da época, que hoje é nosso prefeito, é quem os empossa".
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário