quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bandeiraço em cinco pontos da cidade alerta a população sobre combate à dengue - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Pessoas com bandeira na rua
Bandeiraço em alguns pontos da cidade vai alertar motoristas e pedestres sobre como combater a dengue
Verão chegando, muito sol, calor e chuva. Essa é a combinação perfeita para dias de praia e alegria, mas também é o clima ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, que, com apenas uma picada, pode infectar qualquer pessoa.
Por isso, o momento de agir é agora e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), além de intensificar todas as ações de combate, está realizando várias ações de mobilização para que a sociedade participe e ajude a prevenir a doença.
Nesta sexta-feira (22), das 7h30 às 8h30, haverá mobilização com bandeiraço e distribuição de material informativo em cinco pontos da cidade. São eles: Jucutuquara (cruzamento das avenidas João Santos e Vitória, em frente ao Instituto Federal do Espírito Santo), Praia do Suá (cruzamento das avenidas Leitão da Silva e Beira-Mar), Maruípe (praça de Eucalipto), Goiabeiras (praça do bairro) e Jardim Camburi (em frente ao Hotel Canto do Sol).
Neste sábado (23), das 8 às 16 horas, com o objetivo de envolver toda a comunidade nas ações de prevenção à dengue, a Unidade de Saúde de Santa Martha realizará a 3ª Gincana de Combate à Dengue, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Educação (Seme), Segurança Urbana (Semsu) e Serviços (Semse).
O evento contará com várias tarefas programadas: bota-fora para limpeza dos quintais e terrenos; arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas novas e usadas, que serão distribuídos a pessoas carentes; oficina de material reciclável com o tema "O lixo pode ser um luxo"; além de atividades relâmpago que serão anunciadas durante toda a programação.

Ações

André Luiz Silva Sobral
Agentes de Combate a Dengue
Aplicação do fumacê é uma das ações adotadas pela Semus para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue Ampliar
Entre as ações de rotina realizadas pela Semus no combate à dengue, estão as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias, que orientam a população no cuidado diário com seu imóvel; visitas a obras, cemitérios, borracharias, floriculturas e imóveis abandonados; parceria com o Corpo de Bombeiros para vistoria e tratamento dos lugares de difícil acesso; monitoramento dos focos do mosquito em toda a cidade; aplicação do "fumacê" nos locais onde a necessidade é identificada e mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços (Semse).
Mesmo com todo esse cuidado, este ano o município registrou cerca de 20 mil casos da doença, o que reforça a necessidade extrema da participação da população nos cuidados com suas casas e quintais. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão dentro das residências.
O que a população deve fazer:
  • Não deixar água acumulada em pneus e garrafas. Esses objetos devem ser armazenados em locais cobertos e as garrafas devem ser deixadas sempre de cabeça para baixo.
  • Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água nas calhas da residência.
  • Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas para evitar acúmulo de água.
  • Caixas d'água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água.
  • As vasilhas utilizadas para acondicionar água e alimentos para animais devem ser limpas diariamente.
  • As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada).
  • Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.
  • Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.
  • Manter o quintal livre de folhas e de qualquer outro objeto que possa acumular água.
  • Se houver alguma situação propícia para a dengue que o morador não possa resolver, ele deve ligar para o Fala Vitória 156 e registrá-la.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-5063 / 98898-5481

Nenhum comentário:

Postar um comentário