As provas do Paebes têm como objetivo avaliar as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências dos alunos inseridos nas redes estadual, municipal e particular, que aderirem ao programa. Já o Paebes Alfa avalia as turmas iniciais de alfabetização (1º, 2º e 3º anos).
A novidade para este ano é a inclusão das disciplinas de História e Geografia para o 9º ano/ 8ª série do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio.
“Este ano 95% dos estudantes compareceram a este primeiro dia de provas”, frisou a diretora Adélia Maria Dias Ramos.
Tamanha participação é fruto de um trabalho pedagógico e interativo desenvolvido junto aos alunos e seus familiares. Antes das provas foram promovidas reuniões entre pais e membros do conselho escolar, onde foram discutidos e esclarecidos pontos relevantes assim como os benefícios proporcionados pelo Paebes.
“É bom manter os pais informados sobre as atividades que ocorrem na escola, pois essa é uma das formas de incentivar a permanência dos alunos em ambiente educacional”, frisou a diretora.
A professora de Língua Portuguesa, Gilmara Teixeira Rosa, revela que o Paebes ajuda a elevar a qualidade de formação acadêmica dos participantes.
“Essa é uma ótima oportunidade dos alunos aprimorarem seus conhecimentos nas diferentes áreas que compõem a grade curricular de ensino fundamental e médio”, salientou.
Outros locais de provas
Nas escolas das Superintendências de Vila Velha e Linhares, as provas serão nos dias e nos dias 13 e 14 de novembro, devido aos Jogos Na Rede. As provas são aplicadas nas unidades de ensino durante o período de aula.
Os resultados serão divulgados por meio do Boletim de Resultados da Escola, no Portal do Paebes (www.paebes.caedufjf.net) e estarão disponíveis também no site da Sedu – www.sedu.es.gov.br. O acesso será por meio de senha destinada a cada escola.
Paebes
A Secretaria de Educação desde a criação do Paebes, em 2000, vem buscando parcerias com os municípios e escolas particulares para que todos, juntos, possam realizar a melhoria na qualidade da educação e consolidar a construção de uma escola mais justa e igualitária. Já aderiram, e participam do programa, escolas de 75 redes municipais e 49 escolas privadas.
A avaliação educacional é o ponto de partida para novas propostas e concepções pedagógicas, assim, torna-se fundamental avaliar os sistemas escolares e apresentar os resultados das instituições escolares à comunidade a qual servem.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
FOTOS
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário