sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Incaper e Selita comemoram resultados do Projeto 120



30/11/2012 - 10h25min



O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da solenidade de apresentação dos resultados do Projeto 120. O evento foi realizado pela Cooperativa de Laticínios Selita, em Cachoeiro de Itapemirim.

Os números são animadores. A média de produção mensal dos pecuaristas da Região Sul capixaba passou de 3.244 litros em 2011 para 3.534 litros em 2012. Isso provocou um salto na média do Projeto 120, que passou de 781.252 litros em 2011 para a marca histórica de 927.365 litros em 2012.

“Esses resultados foram conquistados graças à colaboração de entidades parceiras e, claro, dos pecuaristas. Hoje são 520 cooperados assistidos. Temos que destacar o Incaper, prestando assistência técnica e cadastrando os cooperados. A Selita não conseguiria nada sozinha”, destacou o diretor-presidente da Selita, José Onofre Lopes, conhecido como Zito. “Me lembro quando sentamos para discutir o Projeto 120. O Evair foi quem sugeriu o nome”, acrescentou Zito, referindo-se ao diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Num discurso bem humorado, Evair Vieira de Melo ressaltou a importância da marca. “Fomos ousados no pensamento, pois chegar à produção de 120 litros de leite por dia era um desafio enorme, e fomos modestos na grandeza deste projeto. Talvez seja a hora de multiplicar este número. Vamos mudar o nome para Projeto 120X”, brincou o diretor-presidente do Incaper.

Sob aplausos, Evair mencionou os 43 novos profissionais das mais diversas áreas (economia doméstica, zootecnia, entre outras) que o Incaper contratou para atuar nos municípios da Região Sul do Estado. Destacou ainda a importância do Projeto 120 para a geração de emprego, renda e qualidade de vida não apenas no campo, mas também na cidade. Citou o programa Renova Sul Conilon como sendo um dos maiores programas de inclusão social, geração e distribuição de renda do sul do Estado.

Evair ainda anunciou algumas novidades. A consolidação da Fazenda do Incaper de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, em um Centro de Referência em pesquisas agropecuárias. E sugeriu um estudo técnico para calçar o acesso aos currais, garantindo mais qualidade ao leite produzido no Espírito Santo.

O que é o Projeto 120?

O Projeto 120 surgiu depois de um levantamento preliminar feito pelo Incaper e pela Selita. O diagnóstico mostrou a baixa remuneração que a pecuária de leite proporcionava a muitos cooperados. Constatou-se que era possível promover algumas ações para melhorar a produção, a produtividade de leite e, principalmente, a qualidade de vida das famílias que vivem da pecuária. Com base no levantamento, identificou-se a necessidade de melhorar os indicadores técnicos e econômicos entre esses pequenos pecuaristas. Neste contexto surgiu o Projeto 120: compromisso com o resultado.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário