A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, e o governador do Espírito Santo, RenatoCasagrande, participaram, nesta terça-feira (6), do início da produção de petróleo na camada pré-sal,embarcados na plataforma FPSO Cidade de Anchieta, no litoral Sul do Estado.
Foster e Casagrande estavam acompanhados do diretor de exploração e produção José Formigli, degás e energia José Santoro Martins, do prefeito de Anchieta Edival Petri, do secretário de Estado deDesenvolvimento Márcio Félix, do gerente geral da Petrobras no Estado Luiz Robério, dentre outros.
A plataforma Cidade de Anchieta, do tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e transferepetróleo), destina-se exclusivamente à produção da camada pré-sal dos campos de Baleia Azul,Jubarte e Pirambu, localizados no Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos.
O FPSO Cidade de Anchieta, afretado à empresa SBM Services Inc., tem capacidade para processar,diariamente, 100 mil barris de petróleo e 3,5 milhões m³ de gás. O navio-plataforma escoará aprodução de gás pelo Gasoduto Sul-Norte Capixaba até a Unidade de Tratamento de Gás deCacimbas, no litoral do Espírito Santo.
Segundo o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo é um Estado simbólico para a Petrobras. "Aqui foi perfurado o primeiro poço marítimo, feita a primeira produção no Pré-Sal e a primeiraprodução da presidente Graça Foster. Hoje a Petrobras é a empresa que mais investe no Estado, sóneste ano são mais de R$ 6 bilhões, e esses investimentos estão montando em terras e marescapixabas uma estrutura única no país para a indústria do petróleo", avaliou.
O governador ressaltou que esses recursos atraem toda uma cadeia de novos negócios,imprescindíveis para o desenvolvimento da economia capixaba. “Nossa base de petróleo e gás, etambém o pólo gás-químico em implantação, vai ajudar na ampliação da capacidade de investimentos,tanto públicos, quanto privados. Mesmo sob instabilidade econômica mundial e possível perda dereceitas de royalties, estamos nos preparando para crescer de forma sustentável. Lançamos oPrograma de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo, o Proedes, exclusivo para cuidar daeficiência, competitividade e inovação, além de reservar recursos para financiar novos projetos, tudopara continuarmos no caminho da geração de oportunidades e renda para os capixabas,principalmente os mais necessitados”.
A presidente da Petrobras Maria das Graças Foster destacou: “Com os investimentos da Petrobras, oEstado cresce, fica maduro para o seu desenvolvimento, e firmamos novas parcerias por acreditar nacapacidade do Estado do Espírito Santo, de onde já estivemos por sair, e agora tornamos a empresacada vez mais forte, fortalecendo também o nosso País".
A plataforma está operando em uma profundidade de 1.221 metros d'água e a 80 quilômetros dacosta do Espírito Santo. Ela escoará o gás pelo gasoduto Sul-Norte Capixaba até a Unidade deTratamento de Gás de Cacimbas, no litoral capixaba. O FPSO Cidade de Anchieta foi convertido emplataforma no estaleiro Keppel, em Singapura.
Sede administrativa
Após desembarcar da visita oficial ao navio-plataforma FPSO Cidade de Anchieta, o governador RenatoCasagrande participou, na tarde desta terça-feira (6) da solenidade oficial de início da produção, queintegra o projeto Pré-Sal de Baleia Azul, na costa capixaba. O evento foi realizado na sede daPetrobras, em Vitória, e contou com a presença da presidente da empresa, Maria das Graças Foster.
Também participaram da solenidade, além da comitiva da plataforma, os prefeitos de Vitória e deAracruz, respectivamente João Coser e Ademar Devens, o secretário de Estado do PlanejamentoRobson Leite, representantes de organizações sociais, empresariado, secretários municipais,organizações de classe, dentre outros.
Durante a cerimônia, foram assinados o protocolo de intenções para a construção do Terminal de GásNatural Liquefeito (GNL), em Barra do Riacho, município de Aracruz, além do termo de cooperaçãopara revisão do Plano Estratégico Espírito Santo 2030.
Atualmente, a produção da Petrobras no Espírito Santo gira em torno de 300 mil barris de petróleo pordia e cerca de 10 milhões de metros cúbicos de gás natural. No Parque das Baleias, atuam asplataformas FPSO JK P-34, FPSO Capixaba, P-57, FPSO Cidade de Anchieta e, até 2014, deverá iniciara produção a P-58.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação do Governador do Espírito Santo Rodolfo Harckbart 27 – 99457534 rodolfo.leal@seg.es.gov.br Assessoria de Comunicação da Sedes Fabíola Zardini (27) 3636-9708/ 9942-9537 fabiola.zardini@sedes.es.gov.br Vagner Bissoli (27) 3636-9707 / 9942-1137 vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
FOTOS














Nenhum comentário:
Postar um comentário