segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Defesa Civil faz treinamento com moradores de áreas de risco em Vila Velha



Texto: Kárita Iana / Foto: Eduardo Ribeiro

Equipes de defesa civil participam de simulado de prevenção de acidentes  - Imagem: Eduardo Ribeiro
“Moro aqui há mais de 40 anos e é a primeira vez que vejo algo assim acontecendo no nosso morro. Estamos muito agradecidos, pois uma ação como esta nos ajuda a saber como agir corretamente quando estiver chovendo e nos dá um pouco mais de tranqüilidade e segurança”. As palavras de dona  Ivanilda da Silva representam a satisfação compartilhada por toda comunidade do Morro Boa Vista, em São Torquato, com o “Simulado de Preparação para Desastres”, na manhã deste sábado (24).
A ação contou com a participação de cerca de 200 moradores e mais de 50 agentes com o objetivo de garantir a segurança da população durante o período de chuva. O trabalho, que é organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), foi coordenado pela Defesa Civil de Vila Velha e teve parceria de assistentes sociais, guarda-vidas, agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros, e equipes da saúde. Além disso, o momento foi acompanhado por representantes da Defesa Civil de outros municípios que serão multiplicadores em suas regiões.
Simulação
O treinamento foi a simulação de uma situação real de deslizamento de rocha na região de risco. A encenação aconteceu da seguinte forma: “era uma manhã de chuva forte e equipes da Defesa Civil foram acionadas para identificar precipitações no local. Ao chegar e subir o Morro foi constatado o risco e uma sirene de alerta de emergência foi acionada para que as famílias deixassem suas casas. Todos os moradores foram encaminhados para o abrigo mais próximo onde receberam instruções e foram cadastrados para soluções pós-chuva”.
As 56 famílias que participaram do exercício foram orientadas sobre como agir no período de chuva. As atividades de preparação foram desde a evacuação das casas até o atendimento a vítimas. Os agentes distribuíram material informativo e apresentaram as rotas de acesso aos pontos de apoio.
“Vila Velha foi escolhida para sediar este primeiro treinamento no estado do Espírito Santo por avaliarmos que a Defesa Civil do município é bem treinada e preparada, e o local ideal para trazer a real percepção de risco para a comunidade e agentes envolvidos, já que o momento também treina o aparato de resposta do município que vale para outras regiões. Aqui exercemos o trabalho de maneira conjunta e organizada, tornando a cidade mais preparada para desastres”, garantiu o secretário Nacional de Defesa Civil, Armin Braun.

“Alcançamos nosso objetivo que era preparar a comunidade residente desta área de risco para atuar preventivamente em situações adversas no período de chuvas. Agora vamos desenvolver este trabalho em outros pontos da cidade, pois temos um plano de socorro bem elaborado com o mapeamento dos pontos críticos e de risco da cidade. Nosso objetivo é salvar vidas e minimizar danos”, frisou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto.
Etapas
O Simulado faz parte de uma série de ações nacionais da Sedec que visam diminuir os prejuízos causados pelo período chuvoso. Nesse processo, técnicos e gestores também são capacitados e preparados para atuar no treinamento. Durante esta semana, equipes da Defesa Civil, no âmbito estadual e municipal, participaram de oficinas preparatórias. Os capacitados serão multiplicadores da atuação preventiva em situações de desastre nos seus municípios.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Vila Velha faz um alerta às pessoas que vivam em áreas de risco: é preciso dobrar a atenção no período chuvoso. Em caso de risco ou ocorrência de deslizamento, a população deve acionar a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 ou 3388-4346.

Nenhum comentário:

Postar um comentário