quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pesquisadores do Incaper discutem demandas de agricultores familiares



22/11/2012 - 15h59min

Incaper

Na última segunda-feira (19), pesquisadores que ingressaram recentemente no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram de uma reunião de integração. Na ocasião, foram discutidas as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto e as demandas apresentadas pelos agricultores de base familiar atendidos pelos serviços de assistência técnica e extensão rural.

Para o chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, a reunião foi importante para apresentar aos novos pesquisadores o funcionamento do Instituto e da área de pesquisa, focando na missão do Incaper. “Nossa missão é promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento do Espírito Santo. São poucas as instituições que possuem esses serviços de maneira integrada”, afirmou José Aires. Ele também disse que foi reforçado o foco de atuação nos agricultores de base familiar, por meio de tecnologias sustentáveis.

De acordo com o diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, os pesquisadores das diferentes bases físicas do Incaper realizaram um intercâmbio. “Foram apresentados os trabalhos em andamento, realizados em todo o Espírito Santo, além da matriz de demandas levantadas pelos extensionistas que atuam junto à famílias desses agricultores para futuras propostas de projetos de pesquisa”, disse Aureliano.

Para a pesquisadora da área de Física do Solo, que atua no Centro Serrano, Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, o encontro atendeu as expectativas dos profissionais e deve ocorrer com mais frequência. “Discutimos as linhas de pesquisa e inovação prioritárias para a agricultura. Foi bastante positivo o intercâmbio de experiências com pesquisadores de outras regiões do Estado”, disse Lorena.

A perspectiva é de que novos encontros entre os pesquisadores do Instituto sejam feitos a fim de discutir futuras propostas de projetos de pesquisa.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário