sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Equipes de defesa civil se reúnem para treinamento em Vila Velha


Texto: Kárita Iana / Foto: Eduardo Ribeiro

Simulado de Preparação para Desastres - Imagem: Eduardo Santos
No próximo sábado (24), a Defesa Civil de Vila Velha vai coordenar o “Simulado de Preparação para Desastres”, que tem como objetivo garantir a segurança da população durante o período de chuva. O trabalho, organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com as coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil, acontecerá em oito estados simultaneamente. Em Vila Velha, o Simulado será realizado no Morro Boa Vista, localizado no bairro São Torquato.

O treinamento, voltado à orientação de famílias que vivem em áreas de risco, terá início às 8 horas e também irá envolver equipes do Corpo de Bombeiros e das secretarias municipais de Transporte e Trânsito, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a fim de colocar o Plano de Contingência em ação. Os moradores da região participarão de atividades que simulam situações reais de desastre, desde evacuação das casas, até o atendimento a vítimas.
“Vamos preparar a comunidade residente em áreas de risco para atuar preventivamente em situações adversas no período de chuvas. Será um trabalho muito importante que ajudará estas pessoas a terem a percepção do risco em seu entorno e saber como agir em caso de desastre. Nosso objetivo é salvar vidas e minimizar danos”, garante o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto.

Etapas

O Simulado faz parte de uma série de ações nacionais da Sedec que visam diminuir os prejuízos causados pelo período chuvoso. Nesse processo, técnicos e gestores também são capacitados e preparados para atuar no treinamento. Durante esta semana, equipes da Defesa Civil, no âmbito estadual e municipal, participam de oficinas preparatórias. Os capacitados serão multiplicadores da atuação preventiva em situações de desastre nos seus municípios.

Defesa Civil
A Defesa Civil de Vila Velha alerta que pessoas que vivam em áreas de risco têm de dobrar a atenção no período chuvoso. Em caso de risco ou ocorrência de deslizamento, a população deve acionar a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 ou 3388-4346.

Nenhum comentário:

Postar um comentário