quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Anchieta recebeu Seminário de Elaboração do Plano de Cultura


 

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Anchieta – Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico –, realizou hoje (22), no Centro Cultural Anchieta, a etapa do Plano Territorial de Cultura – Seminário de Elaboração do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo. Estiveram presentes a coordenadora do Grupo Executivo de Elaboração, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Anna Saiter; a representante do Ministério da Cultura, Carla Osório, além de representantes das cidades litorâneas do sul do Estado.

As cidades de Anchieta, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha, se fizeram presentes e ajudaram a elaborar 25 metas prioritárias para a Cultura da região. Na ocasião, foi criado uma Comissão Territorial, com 10 membros, que irá mobilizar o território para fazer valer as ações sugeridas, bem como participar das etapas finais.

Foram discutidas as diferentes realidades da cultura capixaba e os representantes puderam sugerir propostas para a construção do documento, dentro de cinco diretrizes do Plano Nacional de Cultura: Papel do Estado, Diversidade Artística e Cultural, Acesso à Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável e Participação Social. As propostas serão sistematizadas e irão virar metas para a Cultura durante os próximos dez anos.

“É sempre válido poder discutir a cultura de uma forma em geral. A todo o momento estamos lidando com o moderno, a tecnologia. Não podemos deixar de oferecer ferramentas e equipamentos que nos façam viajar, aprender, sobre a nossa cultura. Esse seminário permitiu com que todos nós pudéssemos debater com os diversos tipos de público da cultura, como artistas, gestores, artesãos e representantes de diversas instituições que promovem a cultura”, disse a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Telma Amaral.

Plano Estadual de Cultura (PEC-ES)

O processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Estadual de Cultura, os municípios e a sociedade civil.

A ampla participação da sociedade e do próprio poder público na elaboração do PEC-ES será assegurada pela mobilização de artistas, coletivos, gestores, produtores e empresários por meio da realização de seminários presenciais, da criação dos fóruns estadual e territoriais e de consultas públicas virtuais.
3 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
IMG_5221 [Resolução do desktop].JPGIMG_5221 [Resolução do desktop].JPG
156K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_5225 [Resolução do desktop].JPGIMG_5225 [Resolução do desktop].JPG
122K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
IMG_5228 [Resolução do desktop].JPGIMG_5228 [Resolução do desktop].JPG
204K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário