quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Telecentros entregam 400 certificados nesta quinta (29) em Cachoeiro





A prefeitura já entregou mais de 4 mil certificados de cursos na área de informática

Alunos de sete telecentros municipais recebem nesta quinta-feira (29) em Cachoeiro de Itapemirim seus certificados de conclusão de cursos na área de informática básica. A solenidade de entrega acontece no Museu de Ciência e Tecnologia, a partir das 8h, e contará com a presença dos alunos e de autoridades municipais.
Ao todo, 400 pessoas estão concluindo os cursos de Word, Excel, PowerPoint e Internet, oferecidos gratuitamente pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e por parceiros. Desse número, 41 estão na terceira idade e procuraram a oportunidade para garantir a inclusão digital.
Um dos que estão se formando é o aposentado Laudelino da Silva, 58, que queria estudar para saber mais sobre como manusear seu notebook. “Para mim, foi maravilhoso. Meu filho é formado em ciência da computação. Busquei informações sobre o curso e embarquei de cabeça e estou amando. Gostaria de voltar para estudar mais”, disse.
O curso foi aberto a pessoas de diversas faixas etárias, a partir dos 15 anos, com duração de três meses e carga horária de 40 horas. Também foram criadas turmas especialmente voltadas para a terceira idade, com metade da carga horária. Para participar foi só procurar um dos telecentros e fazer inscrição.
“Por meio deles, democratizamos o acesso à tecnologia digital, possibilitamos acesso à internet e qualificamos as pessoas para o mercado de trabalho. Nossa prática de ter telecentros voltados para o a terceira idade, nos trouxe reconhecimento. Fomos convidados a apresentar nossa experiência na 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que está acontecendo em Porto Alegre para todo o Brasil”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Mais de 4 mil capacitados
Os telecentros de Cachoeiro de Itapemirim ampliaram a inclusão digital e o acesso à qualificação profissional no município. Desde 2009, 4 mil pessoas foram formadas nos cursos gratuitos de informática básica oferecidos nas unidades, que são mantidas pela prefeitura e parceiros.
Jovens, adultos e idosos, de diversos bairros e comunidades, puderam aprender a usar programas de computador e navegar na internet, tornando-se mais preparados para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário