sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Programa Renova Sul Conilon é lançado no Espírito Santo



30/11/2012 - 17h09min


Renovar e revigorar as lavouras de café conilon em 28 municípios capixabas, localizados predominantemente na Região Sul. Este é o objetivo do programa Renova Sul Conilon, lançado nesta sexta-feira (30), na Fazenda Experimental de Bananal do Norte/Incaper, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim. O programa, que irá beneficiar cerca de 20 mil famílias de agricultores de base familiar, totalizando 60 mil pessoas em sete mil propriedades, pretende praticamente dobrar a produção anual de café conilon da região, passando de 1,6 milhões de sacas para 3 milhões.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), também contribuirá para elevar a produtividade média do café conilon da Região Sul do Estado de 25,0 sacas beneficiadas por hectare para 42,9 sacas até 2025.

Durante a ocasião, o governador Renato Casagrande reiterou a importância do café para a economia capixaba e destacou a necessidade de ampliar a produção do conilon na região Sul do Espírito Santo. “Nossas ações de Governo visam ao desenvolvimento equilibrado de todas as regiões do Espírito Santo e o atendimento aos segmentos mais vulneráveis da população capixaba, que, na área rural, são os agricultores familiares”, falou Casagrande. Ele também disse que o Renova Sul Conilon foi criado para dar dinamismo à atividade cafeeira na região Sul a fim de equiparar seu índice de produção à média estadual.

Para o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, o Governo do Estado tem colocado os investimentos em agricultura na pauta de prioridades e o lançamento deste programa confirma essa preocupação. “As metas do Renova Sul Conilon são arrojadas e, com as diversas parcerias, vamos conseguir alcançar o objetivo de elevar a produtividade do conilon ao índice de 43 sacas por hectare nos municípios de abrangência do programa”, considerou o secretário. “O conilon é ferramenta importante para o desenvolvimento equilibrado do Estado, pois está presente na maioria dos municípios, sendo a principal atividade econômica capixaba”, concluiu.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o Programa Renova Sul Conilon é uma ação que vai ao encontro do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo, que estabelece como focos prioritários de ação o atendimento aos segmentos mais vulneráveis da população e o desenvolvimento regional equilibrado.

“O Incaper vai atender amplamente aos produtores com ações de transferência de tecnologia, como dias de campo, visitas técnicas, publicações, demonstrações de poda e irrigação, unidades demonstrativas, cursos, entre outras atividades, além da distribuição de estacas, mudas e sementes. As ações de assistência técnica e extensão rural aos cafeicultores beneficiados irão ajudar a desenvolver ainda mais a atividade de maior poder de geração de empregos e distribuição de renda do Espírito Santo, que é a cafeicultura”, ressalta Evair Vieira de Melo.

De acordo com o coordenador Estadual do Programa de Cafeicultura do Incaper, Romário Gava Ferrão, o Renova Sul Conilon pretende proporcionar a evolução alcançada nas regiões Nordeste e Noroeste do Espírito Santo no cultivo do conilon aos municípios da Região Sul. “No Sul, encontra-se 23% da área do café conilon plantado no Estado. No entanto, a produtividade média da região é 30% inferior à média do Espírito Santo, que é de 35 sacas por hectare. Por meio de pesquisa, fomento e transferência de tecnologia aos agricultores de base familiar, esperamos incrementar mais rapidamente a cafeicultura da região”, afirmou Romário.

Na ocasião, houve a entrega de estacas, mudas e sementes para produtores rurais. Também ocorreu a assinatura da concessão de uso dos equipamentos para implantação de um centro de apoio à certificação e produção de cafés de qualidade superior (sala de provas) na Escola Família Agrícola (EFA), localizada no município de Castelo. Ao todo, serão cinco centros na região que abrange o Renova Sul Conilon.

Produtores recebem o Renova Sul com boa expectativa

Cerca de 500 produtores de diversos municípios do Espírito Santo estiveram presentes no lançamento do Renova Sul Conilon e mostraram-se bastante satisfeitos com a iniciativa. “Estou com boa expectativa em relação a esse programa, pois há muita gente em nossa comunidade que precisa renovar a lavoura de café”, afirmou o agricultor Reinaldo Vilela da Silva, da comunidade Oriente, em Jerônimo Monteiro.

O agricultor do mesmo município, da comunidade de Vista Alegre, Antonio Cezar Demartini Landi, que já trabalha com ações de renovação de lavoura, afirmou que, após a utilização das tecnologias recomendadas pelo Incaper, sua produção de conilon aumentou de 20 a 30 sacas para 120. “Vale a pena investir em ações de renovação do conilon, pois melhora a produção e qualidade do produto”, disse Antonio.

Os agricultores do município de Anchieta também se apresentaram otimistas em relação ao lançamento do Renova Sul Conilon. “Temos sempre que buscar o melhor. Já possuímos lavoura de conilon e, se houver uma variedade melhor, nós queremos plantar em nossa propriedade”, afirmou o Presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares do Vale Corinaíba, de Anchieta.

O agricultor da mesma comunidade, Jonas Pereira Coutinho, disse que o lançamento do Renova Sul Conilon contribuiu para obter novos conhecimentos na área da cafeicultura. “O mercado nos exige, cada vez mais, qualidade. Por isso, temos que acompanhar as novas tecnologias recomendadas nessa área pelo Incaper”, disse Jonas.

Ações do programa e municípios beneficiados

Entre as principais ações do programa, destacam-se a pesquisa científica, transferência de tecnologias recomendadas pelo Incaper aos produtores; prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores cadastrados; capacitação de cafeicultores e técnicos; disponibilização de sementes, estacas e mudas de variedades superiores recomendadas pelo Incaper e oferta de linhas de crédito rural adequados às diversas modalidades de agricultores.

As ações do programa serão implantadas em 28 municípios capixabas, localizados ao Sul do Estado, totalizando uma área aproximada de 70 mil hectares. Os municípios envolvidos no programa são: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marataízes, Mimoso Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kenedy, Rio Novo Sul, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana e Vila Velha.

Cafeicultura no Espírito Santo

A cafeicultura é a atividade de maior poder de geração de empregos e distribuição de renda no Espírito Santo. Está presente em todos os municípios, à exceção de Vitória. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro de café, destacando-se por deter cerca de 80% da produção de café conilon do país, que, segundo a última estimativa oficial, deve alcançar neste ano a produção de, aproximadamente, 9,7 milhões de sacas. O conilon é cultivado em cerca de 40 mil propriedades, sendo 73% de economia familiar. Seu cultivo se distribui em 64 dos 78 municípios do Estado, onde é considerado o principal sustentáculo econômico.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Assessoria de Comunicação – Seag
Leo Jr.
Mike Figueiredo
comunicação@seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário