quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cachoeiro recebe prêmio nacional em saneamento




O município é destaque no país devido aos serviços de água e esgoto disponibilizados à população, que melhoram constantemente
Os índices de saneamento em Cachoeiro de Itapemirim estão bem acima dos nacionais. Esses são alguns dos principais motivos que levam o município a conquistar ainda mais destaque no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), o mais importante prêmio latinoamericano da área.
A cerimônia de entrega desta vez será em Vitória, nesta terça-feira (27), às 20h, com participação do prefeito Carlos Casteglione, do diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), Luiz Carlos de Oliveira, e de representantres da Foz do Brasil.
O PNQS é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Neste ano, premiou 18 operadoras públicas e privadas de todo o Brasil.
Nesta edição, a concessionária Foz do Brasil, que atende a cidade com os serviços de água e esgoto, foi a única ganhadora do troféu Platina, ultrapassando o troféu Ouro e se firmando entre as melhores operadoras públicas e privadas brasileiras. O resultado foi divulgado no último dia 31.
Mais de 92,5% dos imóveis da área urbana de Cachoeiro, polo de toda a região Sul do Estado do Espírito Santo, já contam com sistema de esgotamento sanitário. No serviço de abastecimento de água, a cobertura chega a 99%.
“Essa conquista é muito importante para Cachoeiro, porque ela vem confirmar a excelência nos serviços de água e esgoto que a concessionária municipal, sob nossa orientação enquanto poder concedente, está obtendo junto às suas equipes. E confirma que nossas estratégias estão no caminho certo, de manter Cachoeiro de Itapemirim no topo das cidades brasileiras que mais entendem que investir em saneamento é investir em saúde para todos”, comemora o prefeito Carlos Casteglione.
Para conquistar essa certificação, foram necessários anos de foco nas melhores práticas que objetivam gerar os melhores resultados para a cidade. “Especificamente junto ao PNQS, estamos desde 2005, sempre submetendo nossos desempenhos à avaliação de especialistas que muito contribuíram com o trabalho desenvolvido por nossas equipes tanto locais, quanto regionais e nacionais que nos apoiam, ligadas à Organização Odebrecht, da qual fazemos parte”, explica o diretor da Foz em Cachoeiro de Itapemirim, Pablo Andreão.
Investimentos
Para atender ainda melhor as comunidades (inclusive da zona rural), a concessionária Foz deu início neste ano ao terceiro grande ciclo de investimentos, que vai aplicar mais R$ 65 milhões até 2016, para que até lá 99% desses imóveis contem com os dois serviços.
Até o fim de 2013, por exemplo, são 15 mil pessoas beneficiadas diretamente por novos investimentos, que estão alinhados à Política Nacional de Saneamento Básico e estabelece o que precisa ser realizado para que todos os municípios brasileiros busquem a universalização do serviço saneamento. Esses investimentos também estão alinhados ao Plano Municipal de Água e Esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário