terça-feira, 27 de novembro de 2012

Incaper realiza encontro de cafeicultores em João Neiva nesta quarta (28)



27/11/2012 - 16h21min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de João Neiva irão realizar nesta quarta-feira (28) um dos mais tradicionais encontros de cafeicultores do Espírito Santo. O XIV Encontro de Cafeicultores, que será das 8 horas às 12 horas, na quadra poliesportiva do distrito de Barra do Triunfo, vai reunir cerca de 450 produtores de toda a região Nordeste do Estado.

No evento serão realizadas três palestras com temas sugeridos pelos produtores da comunidade, que serão: “Mercado de café conilon e qualidade”; “Manejo e pragas – mosca do estábulo”; e “Outorga e cobrança pelo uso da água”. “O encontro visa à qualificação técnica dos produtores da região, para que a atividade cafeeira no município tenha maior qualidade. Além disso, possibilita a confraternização dos cafeicultores e o intercâmbio de informações”, aponta o extensionista do Incaper local, Danilo Sanson.

“Reunir os cafeicultores de João Neiva e da Região Nordeste é mostrar a força do café nesta região. Os cafeicultores precisam conhecer mais para aplicar em suas lavouras, para que tenhamos café com qualidade e produzido com boas práticas agrícolas. Isso agrega valor ao produto, aumenta a renda dos agricultores”, destaca o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Durante o evento também será realizada a assinatura de um convênio de repasse de recursos financeiros para a Cooperativa Agroindustrial de Acioli (Coaac) no valor de R$ 250.800.00. De posse do montante será realizada a cobertura do galpão de laticínios dando uma maior infraestrutura para os cooperados.

No município existem cerca de 700 propriedades produtoras de café, em uma área plantada de 5,2 mil hectares, que ao todo produzem aproximadamente 80 sacas por hectare. Por ser a principal atividade econômica de João Neiva, o café está presente em, aproximadamente, 90% de todas as propriedades do município.

Serviço
XIV Encontro de Cafeicultores
Data: Quarta-feira (28)
Local: Quadra poliesportiva – Barra do Triunfo, João Neiva
Horário: a partir das 08 horas

Programação
08 horas – Recepção e inscrição dos participantes
08h40min – Palestra: “Mercado de café conilon e qualidade”
09h30min – Palestra: “Manejo e pragas – mosca do estábulo”
10h10min – Palestra: “Outorga e cobrança pelo uso da água”
11 horas – Pronunciamento das autoridades
12 horas – Almoço de confraternização

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário