sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Em Cariacica Professores ampliam discussões sobre alfabetização



23/11/2012

Semco/Claudio Postay 
Description: eminário Alfabetização
Em parceria com as cidades de Viana, Marechal Floriano e Santa Leopoldina, Cariacica sedia debate sobre alfabetização.
“O Comitê de Alfabetização de Cariacica é citado como exemplo no Estado”, destacou a professora Eunice Negris Lima, representante da secretaria estadual de Educação, durante o I Seminário de Alfabetização de Cariacica, que teve como tema “Ampliando as Discussões sobre a Alfabetização”.

A alfabetização, mais uma vez, é alvo de debate no município. Desta vez, em parceria com as cidades de Viana, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. Cerca de 150 profissionais que atuam diretamente com as séries iniciais participaram do evento. “Queremos melhorar o foco do professor e a aprendizagem dos alunos. O objetivo é fortalecer, cada vez mais, o trabalho em sala de aula”, ressalta Nara Sandra Pereira da Silva Sines, membro do Comitê Regional de Alfabetização.

O Seminário é uma ação do Comitê Interinstitucional Regional de Alfabetização, criado para promover a discussão sobre o tema. Durante o evento foram abordadas situações envolvendo os desafios e perspectivas para o processo de alfabetização.

A abertura contou com a participação do coral da EMEF Washington Martins Filho, de Viana. Num outro momento crianças da EMEF Presidente Médici, de Cariacica, fizeram uma apresentação cantando e dançando músicas de congo.

O encontro também teve como proposta promover a participação dos professores da educação pública em atividades de natureza formativa a fim de subsidiar a constante reflexão da prática cotidiana sobre o processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita.

Para isso, foram realizadas palestras e trocas de experiências com relatos do trabalho dos professores em sala de aula. “Teoria e prática andam juntas. É importante termos esse contato ”, frisou a professora Júlia Maria Fernandes, ao compartilhar com os colegas sobre o trabalho desenvolvido na alfabetização pelo método Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa). Ela é a única do Espírito Santo premiada em um grupo de 42 profissionais de todo o Brasil.
Informações Adicionais:
Jornalista responsável: Simone Diniz
Texto: Alcione Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário