quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comemoração da "Consciência Negra" continua na rede em Vila Velha


Texto: Letícia Passos / Foto: Eduardo Ribeiro

Comemoração do dia da consciência negra UMEF mario Casa Nova  - Imagem: Eduardo Ribeiro
A manhã desta quarta-feira (28) foi de festa e apresentação de projetos aos pais e alunos do 1º ao 5º ano da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Maria Casanova, em Ilha da Conceição. Ainda em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro, realizaram apresentações culturais com esta temática. Além disso, expuseram os trabalhos sobre “Diversidade”, produzidos em sala de aula há cerca de um mês.
Quadros com sementes, pinturas e bonecas foram alguns dos trabalhos expostos. “A minha turma fez a reprodução da história ‘A bonequinha preta’ e eu aprendi que não se pode rejeitar os outros pela cor”, contou o aluno Linconl da Silva, do 2º ano.
Na oportunidade, pais de alunos estiveram presentes prestigiando as apresentações do Dia Nacional da Consciência Negra. “Este tipo de evento é muito importante e os trabalhos estão bem legais. As crianças ficam ansiosas e vejo que se esforçaram bastante”, destacou Vanessa Gouveia, mãe dos alunos Natália, do 4º ano – que participou, junto aos colegas de turma, da capoeira – e Nathan, do 3º ano – que apresentou o musical de Natal.
Nathan Vieira foi também o “Rei da Beleza Negra” da Umef, escolhido por meio de um desfile. Para Rainha, ganhou a aluna Kaylane Gomes, do 3º ano. Ambos receberam a faixa e a coroa real.
Os alunos participaram ativamente da construção das coreografias das danças apresentadas no evento, como foi o caso de Caliel Carvalho, do 4º ano, que ensinou aos colegas de turma a capoeira. “Faço capoeira há um mês, num projeto social aqui perto. Não tive nenhuma dificuldade de ensinar aos meus colegas. Fizemos tudo em apenas uma semana”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário