sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Em Nova Venécia Produtores comemoram melhorias na pecuária leiteira, Sebrae e Cooperativa Venza



Os micro e pequenos produtores de leite da região norte do Estado participaram, nesta quinta-feira (22), em Nova Venécia, da comemoração de um ano do projeto Leite Certo, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES), em parceria com a Cooperativa Veneza.

O projeto, que atualmente conta com 114 participantes, tem os ajudado a aumentar a produtividade, reduzindo custos, aumentando a receita e melhorando a qualidade do leite produzido.

Durante este primeiro ano, o Leite Certo apresentou resultados satisfatórios. Antes da implantação do projeto, os produtores tinham uma média de 60 litros de leite por dia. A meta era atingir 150 litros, porém, atualmente já se chega a 180 litros por dia.

Isso significa que anteriormente cada vaca produzia, em média, 6,6 litros diariamente. Com o Leite Certo, a meta era chegar a 12 litros, mas o resultado já atingiu o número médio de 13,8 litros.

Segundo a gestora do Leite Certo e analista da Unidade de Agronegócio do Sebrae ES, Karla Fernanda Cardoso, os resultados são muito positivos, mas as metas continuam. “Conseguimos atingir números bastante expressivos e agora queremos ainda mais. Queremos que mais pessoas participem do projeto e tenham essas melhorias aplicadas em suas propriedades”, afirma.

Segundo o consultor técnico do projeto, Robson Pereira Santana, os produtores estão conseguindo manter a produção elevada o ano todo. “Com as mudanças que propomos aos participantes, eles conseguem manter um volume de produção constante, mantendo estável também a sua renda”, afirma.

Entre os fatores responsáveis por esses bons resultados estão a adubação das pastagens, o melhoramento genético do rebanho e a ração balanceada e concentrada, práticas adotadas com a ajuda dos técnicos do programa.

Melhorias
Um dos produtores rurais que obteve melhoras em sua propriedade é o Silvano dos Santos, de 38 anos, morador de Pinheiros. “Antes de receber ajuda, eu tinha seis vacas e uma produção de 30 litros por dia, atualmente tenho 40 vacas, que produzem 500 litros por dia”, explica.

Antes de participar de projetos que auxiliam no setor leiteiro, Silvano trabalhava fora e a produção de leite era uma renda extra para a família. Hoje, tanto o produtor quanto a esposa, o pai e o irmão trabalham exclusivamente em sua propriedade e o dinheiro do gado leiteiro é sua renda exclusiva. “Vou precisar até contratar funcionários, pois a demanda está sendo grande”, afirma Silvano, que pretende aumentar sua produção para 1000 litros de leite por dia.
Outro produtor que participa do projeto Leite Certo Veneza é João Carlos Jardim Ramos, de 62 anos, de Nova Venécia, que antes de receber a visita dos técnicos produzia 40 litros de leite por dia e atualmente produz 170 litros.

Segundo João Carlos, além de apresentar as tecnologias a serem utilizadas, o projeto ensina a gerir o negócio. “Aprendemos a fazer planejamentos, pois é preciso prestar contas e isso gera uma responsabilidade que muitas vezes não temos quando não recebemos esse acompanhamento”, garante.

Leite Certo
Os produtores que participam do projeto Leite Certo Veneza recebem mensalmente uma visita de um técnico de nível superior em sua propriedade que, junto com o produtor, realiza as ações de melhoria da atividade. As ações são realizados com profissionais técnicos do Instituto Aequitas, credenciado ao Programa Sebraetec, cujo foco de trabalho é a inovação tecnológica. O Sebrae arca com 70% dos custos das consultorias, a Veneza arca com outros 20%, e os produtores rurais pagam apenas 10% do valor.

De acordo com o presidente da Veneza, José Carnielli, o Sebrae é fundamental no Leite Certo, pois custeia a maior parte do projeto. “Seria inviável para os produtores ou até mesmo para a Cooperativa Veneza arcar com os gastos, que não são poucos. Agradecemos a parceria dessa instituição, que está sempre ao lado dos produtores rurais”, afirma.

Segundo o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, o projeto tem ajudado a mudar a vida dos micro e pequenos produtores do Norte do Estado. “O Sebrae levou aos produtores informações, técnicas e soluções que dificilmente eles teriam acesso, devido ao alto custo. Com essa iniciativa, os produtores conseguiram melhorar sua renda familiar, além de ter uma visão mais otimista do trabalho e um orgulho maior daquilo que fazem. É muito bom ver os produtores contentes e satisfeitos com seus trabalhos”, relata.

Além do Sebrae ES e da Veneza, o projeto conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), Secretaria Estadual de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB/ES), que atuam diretamente junto aos produtores, com os seus próprios serviços de apoio, como capacitação, seminários técnicos, dias de campo, missões técnicas, dentre outras atividades.


karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário