quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Escola de Araçás mostra cultura e exposição para famílias em Vila Velha



Texto: Letícia Passos / Foto: Letícia Passos

Alunos de Araçás promovem exposição de arte - Imagem: Letícia Passos
Teatro, dança, contação de história e exposição de diversos trabalhos dos alunos movimentaram os corredores e o pátio da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Marina Barcellos, em Araçás, na manhã desta quarta-feira (28).
O evento, que contou com a participação dos pais dos estudantes, reuniu projetos desenvolvidos e confeccionados em sala de aula, bem como apresentações homenageando a cultura afrodescendente, tais como a capoeira, maculelê e kuduro, e fazendo referência ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
A turma do 1º ano, por exemplo, contou a história “Menina bonita do laço de fita”, apresentada pela aluna Iris dos Santos Coelho. “Contar esta história para esse monte de gente não foi fácil, mas ler o livro foi muito bom”, confessou. O pai de Iris explicou que, apesar da timidez, a filha adora participar dos eventos. “Ela é muito sensível, adora a escola e de fazer teatro”, afirmou Fabiano Vasconcellos Coelho.
Já nos corredores da escola, os visitantes puderam conhecer os trabalhos realizados em sala de aula pelos alunos, em parceria com os professores, como, por exemplo, o projeto de leitura e produção de texto, da professora Ana Maria Maia, do 3º ano. “Percebi que os alunos evoluíram muito na leitura e na escrita, além de terem trabalhado em conjunto com as famílias, em casa”, contou a professora.
Além dos textos, tinham cartazes, pinturas, bonecas confeccionadas pelos alunos, e o painel do projeto “Vila Velha inspira arte”, das professoras do 4º ano, Luzineth Bispo e Cinthia Salles Pereira. “Nós trabalhamos os municípios dentro do conteúdo de sala de aula e, então, falamos sobre as belezas, pontos turísticos, fauna, flora e praias de Vila Velha. Realizamos, desde o início do ano, passeios turísticos na Prainha com os alunos e, para culminar o projeto, eles escolheram a parte do município que mais gostaram para fazer o desenho; por isto, tivemos a colaboração do professor de Artes”, explicaram.
Confira mais fotos da Mostra Cultural na galeria de fotos do Blog do Aluno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário