quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Radares vão monitorar 297 faixas de vias da Grande Vitória


A partir do primeiro semestre do próximo ano, 297 faixas de trânsito da Grande Vitória serão monitoradas com a ajuda de equipamentos eletrônicos, instalados em mais de 50 vias e pontes de interesse metropolitano. Pela primeira vez, avenidas municipais da Região Metropolitana serão monitoradas com auxílio de radares. Os aparelhos vão medir a velocidade dos veículos, flagrar avanços de semáforos e de faixa de pedestres, além de ajudar no mapeamento do trânsito das cidades por meio de OCRs, equipamentos capazes de reconhecer as placas e identificar se o automóvel é roubado ou clonado, por exemplo.
A instalação desses equipamentos é uma das ações do “Juntos Pela Vida”, coordenado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). Lançado pelo Governo do Espírito Santo, no ano passado, o programa estadual vem investindo em ações de educação no trânsito, infraestrutura e fiscalização, com o objetivo principal de reduzir o número de acidentes e de mortes no Estado.

Fiscalização

Serão 159 faixas monitoradas por aparelhos que flagram avanço de semáforo e de faixa de pedestre, além de excesso de velocidade; mais 17 faixas com lombadas eletrônicas e 41 faixas com pardais, que controlam apenas a velocidade dos veículos; além de outras 80 faixas com OCRs. Todos os equipamentos serão instalados em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

“O objetivo do Governo do Espírito Santo em instalar esses equipamentos é de evitar o excesso de acidentes e, principalmente, de trazer mais segurança ao trânsito das vias de maior circulação de veículos e de pedestres, na Grande Vitória. Nossa maior intenção, aqui, é alertar o condutor ao risco iminente de acidente quando este não respeita as leis de trânsito”, pontua o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Além disso, não haverá alteração na velocidade máxima permitida na via. “Hoje, as avenidas tem velocidade máxima na Grande Vitória, de 60 km/h ou de 40 km/h. Nós vamos manter essas velocidades. É o que a lei permite”, frisa Fábio Damasceno.

Licitação

O edital de licitação para contratação da empresa que será responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos foi publicado nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial (DIO). As propostas devem ser entregues ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória, até o dia 15 de janeiro de 2013, data em que também serão abertos os envelopes.

A licitação será em modalidade concorrência, do tipo “técnica e preço”. Os documentos e as propostas devem ser entregues, no Detran|ES, até às 9h30min do dia 15 de janeiro de 2013. O edital pode ser retirado, no mesmo local, em dias úteis, das 9 horas às 18 horas, ou pelo site www.detran.es.gov.br.

A empresa vencedora será contratada no valor, máximo, de R$ 25.558.950,00, por um período inicial de 20 meses. Os equipamentos devem ser instalados, testados e acionados a partir do primeiro semestre de 2013. Será de responsabilidade dessa empresa avaliar os locais em que serão instalados os equipamentos, levando em consideração os mais de 50 cruzamentos, trechos e pontes sugeridos pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e pelas secretarias de Trânsito das prefeituras de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha, todas consultadas para a execução do projeto.

“Esse edital atende a um pedido feito à Setop e ao Governo do Espírito Santo pelos prefeitos da Grande Vitória, todos preocupados com a segurança do trânsito em suas cidades. É uma parceria entre os poderes públicos estadual, em prol do bem-estar do cidadão”, diz o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.


Vias que serão beneficiadas:

1.    Vitória

Avenida Fernando Ferrari
Avenida Adalberto Simão Nader
Avenida Anísio Fernandes Coelho
Avenida Reta da Penha
Avenida Maruípe
Avenida Desembargador Santos Neves
Avenida Leitão da Silva
Avenida César Hilal
Avenida Vitória
Avenida Paulino Müller
Avenida Dante Michelini
Avenida Aristóbulo Barbosa Leão
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
Avenida Fernando Ferrari
Ponte da Passagem
Ponte de Camburi
Ponte Ayrton Senna
Acesso/saída Segunda Ponte (rodoviária)
Acesso/saída Cinco Pontes (Rodoviária)
Terceira Ponte (acessos e saídas)

2.    Vila Velha

Avenida Luciano das Neves
Avenida Europa
Avenida Champagnat
Avenida Santa Leopoldina 
Avenida Antônio Athaíde
Avenida Henrique Moscoso
Avenida Carioca (saída da 3ª Ponte)
Avenida Inácio Higino
Avenida Hugo Musso
Avenida Gil Veloso
Rua Jair de Andrade
Avenida Estudante José Júlio de Souza 
Avenida Carlos Lindenberg
Rodovia Darly Santos
Avenida Nossa Senhora da Penha
Rua Santa Terezinha
Avenida Roberto Kennedy
Rua Magno Coutinho
Avenida Jerônimo Monteiro

3.    Serra

Avenida Norte Sul
Avenida Civit
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes
Avenida dos Metalúrgicos
Avenida Brasil
Avenida João Palácio
Avenida Talma Rodrigues
Avenida Eldes Sherer Souza
Avenida Minas Gerais

4.    Cariacica

Avenida Espírito Santo
Avenida Campo Grande
Avenida Leste Oeste
Avenida Expedito Garcia
Avenida Vale do Rio Doce
Avenida Alice Coutinho
Avenida Sudoeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário