Durante a semana de combate à doença as Unidades de Saúde de Colatina estarão fazendo atendimento especial e coleta do exame para a detecção da tuberculose.
No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate a Tuberculose. Para lembrar a data, o Programa Municipal de Combate a Tuberculose promove entre os dias 19 e 23 deste mês, a Campanha Municipal de Combate a Tuberculose. Com apoio das equipes de Saúde da Família, a campanha vai
O objetivo da campanha é informar e alertar sobre os principais sintomas da doença, já que muitas vezes os sintomas da tuberculose são confundidos com o da gripe. Além disso, a campanha busca também incentivar a realização do exame para a detecção de novos casos da doença.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Tuberculose, Valéria Neves Teixeira, é importante conhecer e diferenciar os sintomas da tuberculose. “Qualquer pessoa com tosse por mais de três semanas pode estar com a doença, por isso é importante consultar um médico e fazer o exame de detecção” destaca.
Ainda segundo Valéria os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre, suor noturno, emagrecimento, falta de apetite e dor no peito. A pessoa diagnosticada com a doença tem todo o acompanhamento com médico e assistente social oferecido pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Combate a Tuberculose. Além disso, toda a medicação também é oferecida gratuitamente.
Durante a semana de combate à doença as Unidades de Saúde de Colatina estarão fazendo atendimento especial e coleta do exame para a detecção da tuberculose. Além disso, no dia 19, de 8 às 12 horas, uma equipe de referência estará no calçadão Geraldo Pereira, no Centro, fazendo a abordagem com a população e orientando sobre os principais sintomas da doença.
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. O tratamento é feito com antibióticos e a pode levar até seis meses. É importante que o paciente siga a risca o cronograma de tratamento para que a doença não crie resistência no organismo.
Texto: Danyara Corona
Foto: Divilgação
_______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Email: imprensa@colatina.es.gov.br – Homepage: www.colatina.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário