O número de contribuintes inadimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Cachoeiro de Itapemirim está alto. Apenas no que se refere aos anos de 2007 a 2009, são 5.500 contribuintes que estão em débito com o município, o que representa cerca de R$ 7 milhões que ainda não foram arrecadados.
Para receber as dívidas de IPTU referentes a esse período, a prefeitura oferece desconto de 30% sobre juros e multas para pagamentos à vista ou parcelamento em até 36 vezes, de acordo com o valor da parcela.
Esses contribuintes terão cinco dias úteis para quitar o débito, após receberem a cópia da certidão da dívida ativa. Caso não paguem, correm o risco de terem bens penhorados ou até mesmo leiloados pela Justiça, que a partir dessa segunda-feira (12), trabalha em ritmo de mutirão por conta do alto número de execuções fiscais no município. Além disso, a conta bancária dos devedores pode ser bloqueada.
Aqueles que optarem por pagamento à vista podem fazer isso sem ter que ir à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa). Para isso, basta acessar o site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), clicar em “Serviços PMCI”, no topo da página e escolher a opção “Dívida ativa e ano corrente (consulta de débitos)”.
É necessário escolher fazer a consulta pelo número de inscrição do imóvel, ou pelo CPF, ou pelo CNPJ, ou então pela Certidão de Dívida Ativa (CDA). Feita essa escolha e inserida a sequência correta de números, é aberta a lista de dívida ativa. Então é preciso marcar o que vai ser pago, para que seja gerado o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Este documento pode ser quitado no Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Sicoob.
“Não é necessário levar o comprovante de pagamento à prefeitura. Após 48 horas do pagamento, a prefeitura informa à justiça a quitação do débito, e a situação do contribuinte é regularizada. Entretanto, para o pagamento parcelado, é necessário ir até a Secretaria de Fazenda”, explica o secretário municipal de Fazenda, Lúcio Berilli.
Mas o débito de contribuintes com o município no que se refere ao IPTU é ainda maior. As dívidas entre os anos de 1999 e 2006 somam um total 23 mil processos e um montante de aproximadamente R$ 90 milhões que deixaram de ser arrecadados.
“Os valores arrecadados com esse imposto são responsáveis por importantes investimentos no município: 25% são destinados à educação, 15% à saúde, 6% são repassados à Câmara Municipal e o restante é utilizado para o custeio da máquina pública e para investimentos em obras, especialmente as do Orçamento Participativo (OP)”, pontua Berilli.
Fique em dia com o IPTU!
Secretaria Municipal de Fazenda
Rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro
Atendimento das 7h30 às 13h30
Secretaria Municipal de Fazenda
Rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro
Atendimento das 7h30 às 13h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário