quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Doações ao FIA são revertidas a projetos sociais em Cachoeiro




A contribuição auxilia milhares de crianças e adolescentes atendidos diariamente pela rede municipal e conveniada

Empresários e cidadãos comuns que queiram contribuir e, assim, ampliar sua participação na aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente podem fazer doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), por meio de um hotsite na página da internet da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Ao acessar www.cachoeiro.es.gov.br/fia, a pessoa física ou jurídica tem todas as informações sobre o fundo e sobre como participar. O hotsite foi lançado no dia 25 de abril deste ano.
As doações possibilitam a qualificação da rede municipal de atendimento, auxiliam no processo de inclusão de jovens cidadãos que vivem em vulnerabilidade social e em situação de risco, e evitam que crianças e adolescentes passem a fazer da rua seu local de subsistência e moradia.
“Essas doações farão diferença na vida de muitas crianças e adolescentes nos diversos programas que são desenvolvidos no nosso município. Significa o resgate da dignidade infanto-juvenil”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.
A contribuição, que pode ser deduzida no imposto de renda, é um exercício de cidadania e auxilia milhares de crianças e adolescentes atendidos diariamente pela rede municipal e conveniada.
O que é o FIA - Fundo Municipal da Infância e da Adolescência?
São recursos públicos oriundos de repasses orçamentários, de doações voluntárias ou de parte do imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas, destinados a implementar as políticas de atendimento, defesa e promoção à criança e ao adolescente.
Os recursos do FIA são investidos em serviços, projetos e programas, elaborados e executados por instituições privadas ou públicas, aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consemca), que define as prioridades de investimento e acompanha de perto os serviços, programas e projetos financiados.

Quem pode doar?-Qualquer cidadão pode fazer doação ao FIA, contribuinte ou não do Imposto de Renda. Basta acessar: www.cachoeiro.es.gov.br/fia.
-Essas doações ainda podem ser feitas sem custo nenhum para o doador (destinador). Neste caso, pessoas físicas que apurarem imposto de renda devido, que utilizarem o modelo da declaração de ajuste anual completo podem destinar até 6%. Pessoa jurídica tributada no regime do lucro real pode praticar este tipo especial de colaboração em 1%.
-As pessoas podem fazer múltiplas contribuições em valores durante o ano, ou contribuição única anual até o último dia útil do ano calendário. Para saber mais detalhes de como funciona a doação sem custo com dedução no Imposto de Renda, elas podem conversar com o seu contador.

Entidades que recebem a doação:
-Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim, instituição fundada em 6 de julho de 2005;
-PNC – Projeto Nossa Criança, instituição fundada em 12 de outubro de 1997;
-Itabirense Esporte Clube - instituição fundada em 25 de dezembro 1984;
-Lusb – Liga Urbana de Streetball, instituição fundada em 16 de janeiro de 2007;
-Projeto Molecada Primeiro Mundo – Associação Esportiva Alto Independência Futebol Clube, instituição fundada em 3 de fevereiro de 2003;
-Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, instituição fundada em 28 de agosto de 1969;
-Centro Salesiano – Inspetoria São João Bosco, instituição fundada em 13 de março de 1948;
-Rochativa – Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, instituição fundada em 22 de janeiro de 2007;
-Serviço de Medida Sócioeducativa – Executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes/Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Para mais informações:Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes)
Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA)
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consemca)
Endereço: Ilha da Luz, s/nº
Telefones: (28) 3511 2219 e (28) 3155-5381
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário