
A classificação obedeceu a critérios diversos, com o objetivo de verificar a qualidade e a sustentabilidade
A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim premia nesta sexta (09) os produtores das melhores amostras de café do município. A solenidade de entrega dos prêmios do 3º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café começa às 19h30, na quadra de esportes da comunidade de Jacu, no distrito de Burarama, e deverá contar com a presença de produtores, secretários municipais e do prefeito Carlos Casteglione.
Na ocasião, serão entregues R$ 29 mil em prêmios em dinheiro para os classificados nas categorias conilon e arábica. Os cheques que serão entregues dão direito a sacar valores que vão até R$ 6 mil, conforme a colocação no concurso.
Para a edição deste ano, 43 produtores inscreveram amostras de conilon e arábica. Dessas, as 20 melhores participaram da parte final, quando foi aplicado um questionário de sustentabilidade da propriedade, para avaliar questões como a destinação do lixo, o uso de agrotóxicos e a matrícula escolar dos menores de idade que vivem no local.
“O concurso é importante para que os produtores de café de Cachoeiro estejam sempre atentos, buscando a melhoria da qualidade do café, visto que a procura por cafés especiais, entre eles pelo café conilon, tem crescido a cada ano. Esse cenário pode configurar uma oportunidade para melhorias na renda e na consolidação do município na produção de cafés de alta qualidade”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário