terça-feira, 13 de novembro de 2012

Defeso do caranguejo vai até o próximo dia 30



O defeso acontece duas vezes ao ano
Marcos Sacramento
O feriado prolongado é uma ótima oportunidade para saborear as delícias da culinária capixaba. Mas quem quiser comer caranguejo deve ficar atento porque a espécie se encontra em defeso até o dia 30 de novembro.  Desde o dia 1º de outubro estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, beneficiamento, armazenamento e a comercialização do crustáceo. 
 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação dos Catadores de Caranguejo Mato Verde lembram que no período de defeso o comerciante deve fornecer ao Ibama a declaração de estoque dos produtos nas formas congelada ou pré-cozida. Para a comercialização de caranguejos de outros Estados é necessária a “Guia de Transporte Animal”.
 
wikicommonsO defeso tem como objetivo garantir a reprodução e o crescimento dos caranguejos
Equipes da Fiscalização Ambiental estão percorrendo o município para fiscalizar comércios, feiras, restaurantes e manguezal. De acordo com o Coordenador da Fiscalização de Meio Ambiente, Wellington Miranda, “o caranguejo só pode comercializado se for declarado como estoque na nota fiscal, caso contrário o comerciante receberá multa de mínimo R$ 1 mil e a mercadoria será recolhida".
O defeso acontece duas vezes ao ano. O primeiro período ocorre entre janeiro e abril, em uma semana de cada mês. Esse período é conhecido como “andada” do caranguejo. Na “andada” machos e fêmeas saem de suas tocas e percorrem o manguezal para o acasalamento.
 
Mais longo, o segundo período ocorre de 1º de outubro a 30 de novembro, conforme Portaria nº052/2006, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesse período o caranguejo está em fase de crescimento e troca da carapaça.

CRÉDITOS: Secretaria de Meio Ambiente | 13/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário