terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cozinha Brasil chega às assistidas do Cras de Jardim Asteca, Vila Velha



Texto: Jovana Mazioli Saccani / Foto: Eduardo Ribeiro

Cozinha Brasil - Cras de Jardim Asteca - Imagem: Eduardo Ribeiro
Combinar três ingredientes extremamente desejados na mesa dos brasileiros: qualidade, economia e sabor. É com este objetivo que 30 assistidas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Asteca, que atende as Regiões 1 e 2,  iniciaram a segunda etapa do curso oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi)/ Cozinha Brasil.
O Cozinha Brasil é uma iniciativa do Sesi, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para os três dias da formação é utilizado um caminhão baú adaptado com cozinha toda equipada - geladeira, fogão, micro-ondas, liquidificador, forno elétrico, televisão, armários, cadeiras e uma coifa.
As assistidas dos Cras de 23 de Maio e de Morada da Barra, na Região 5,  participaram em setembro da primeira etapa do curso. Ainda neste mês de novembro o Cozinha Brasil vai realizar novos encontros nos Cras de Alecrim (de 20 a 22) e de Morada da Barra (de 27 a 29).
Aproveitamento dos alimentos
“É a primeira vez que participo do curso e estou muito animada. O agente de saúde do bairro onde moro, Araças, me avisou das inscrições para o Cozinha Brasil. Acho importante aprender a obter um maior aproveitamento dos alimentos”, considera a dona de casa Penha Miranda, de 54 anos.
Já o que levou a dona de casa Luzia Souza Tonetti, 61 anos, a participar do curso foi a saúde. “Estou tendo muitos problemas de saúde e achei que o melhor que tenho a fazer é ter uma alimentação saudável, feita com mais alimentos naturais, aprendendo a preparar alimentos balanceados e sem desperdício”, explicou Luzia, residente em Guaranhuns.
O programa oferece um livro com receitas e dicas repassadas durante os encontros. O livro foi elaborado por três bons profissionais: um economista, uma nutricionista e um chefe de cozinha.
O curso esta sendo ministrado pela nutricionista do Sesi Scheila Ricardo Ribeiro, acompanhada da auxiliar de cozinha Lucinéia Fraga Barreiro. “As receitas são balanceadas e saudáveis. É claro que o livro de receitas do curso serve de orientação, mas contribui a imaginação de cada um em ajudar a compor as receitas mantendo o valor nutritivo dos pratos”, garante Scheila.
Em todo o país, são 30 unidades móveis do Cozinha Brasil, equipadas e com equipes de nutricionistas e instrutores, que oferecem cursos gratuitos à população.  Desde 2004, o programa ensina à população como preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, introduzindo um cardápio farto em variedade, quantidade e rico em nutrientes essenciais à saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário