terça-feira, 13 de novembro de 2012

Curso para Terceira Idade de Cachoeiro será destaque em Porto Alegre





O curso de inclusão digital já capacitou cerca de duzentas pessoas

A experiência da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim na inclusão digital para a terceira idade será levada a Porto Alegre (RS), durante a 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro.
O instrutor de informática Roger Fassarela, 21 anos, vai representar a cidade, convidada a participar do evento e apresentar o processo de implantação do curso, com aulas de informática básica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Todo o custo da viagem, que inclui transporte, hospedagem e alimentação, será de responsabilidade da organização do evento. O instrutor embarca no próximo dia 25.
Fassarela foi um dos quatro monitores de telecentros de Cachoeiro que participaram em fevereiro deste ano de um curso de formação do programa de inclusão digital Telecentro.BR, do Governo Federal. Com a capacitação, oferecida na modalidade de ensino à distância, ele foi preparado para auxiliar os usuários sobre o manuseio do computador, acesso, navegação e pesquisa na web.
Já no mês de setembro, o projeto do curso de inclusão digital para a terceira idade foi apresentado durante o encontro presencial de monitores, em Cariacica. “O tutores da Universidade Federal de Minas Gerais gostaram dos resultados apresentados e destacaram também o blog que nós criamos para divulgarmos o trabalho desenvolvido nos telecentros do município. Daí, o projeto foi indicado e, felizmente, selecionado”, explica o instrutor.
Curso já capacitou cerca de 200 alunos
As aulas para a melhor idade acontecem desde o início do mês de abril deste ano, às terças e quintas, no Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Independência, graças a uma parceria com a Associação Bem Viver. Atualmente, existem 54 alunos inscritos. Já foram capacitadas cerca de duzentas pessoas.
O curso tem carga horária de 20 horas. Os alunos aprendem noções de digitação, formatação de textos e navegação na internet. Ao fim, recebem certificado de conclusão. O objetivo da prefeitura é incentivar a inclusão digital de pessoas da terceira idade.
“A realização desse curso, aliás, foi uma ideia da primeira-dama, Auxiliadora Casteglione, durante uma visita à Associação Bem Viver. O projeto representa a democratização do acesso à internet para um público de muito potencial”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Comprometimento
Na 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, os jovens foram selecionados a partir de critérios que envolveram a atuação pró-ativa, assiduidade e o comprometimento com as comunidades com as quais trabalham.
Há dez anos, o evento recebe ativistas, representantes governamentais, educadores, pesquisadores, estudantes e o público geral interessado no tema da Inclusão Digital. O objetivo é promover a troca de experiências, oportunidades de ensino aprendizado e a discussão sobre estratégias que promovam o acesso às tecnologias digitais pela população. A programação é composta por plenárias, debates e workshops práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário