“Tivemos aqui no Espírito Santo um avanço fenomenal na produção do conilon de forma sustentável,batendo recordes de safra em dois anos seguidos. É uma marca impressionante, num estado com 0,5 % do território nacional. É prova que possuímos os melhores pesquisadores e extensionistas domundo. Por isso, é com muita alegria que prestigiamos as entidades e pessoas que deramcontribuição a essa história. Nós temos paixão pelo café e uma identidade com a cafeicultura, quehoje promove a proteção social e econômica do Espírito Santo”, declarou o governador RenatoCasagrande.
“Hoje é um dia histórico para nossa cafeicultura e para o nosso conilon, que sempre deram exemplosde superação. Em nome das 10 instituições que aqui receberam os troféus e as placas, queremoshomenagear as mais de 40 instituições que despendem esforços para a melhoria nas cadeias deprodução do conilon e do arábica. Construímos, junto com os produtores, uma história de muitosucesso, atuando em parcerias para gerar conhecimento e aplicá-lo nas propriedades rurais. É umgrande orgulho poder reconhecer essa parceria que possibilitou uma grande história de sucesso”,declarou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Homenagens
O Governo do Espírito Santo criou um troféu para reconhecer a importância das instituições parceiraspela participação na história e trajetória do principal produto da economia agrícola capixaba.
Durante a solenidade, o ex-prefeito de São Gabriel da Palha, Dário Martinelli, foi homenageado com aComenda Jerônimo Monteiro, pelo incentivo ao plantio do café conilon. Enquanto prefeito, ele produziue distribuiu um milhão de mudas aos produtores do município, frente à crise gerada pelo Programa deErradicação do Café, entre 1963 e 1966. A comenda é a mais alta condecoração oferecida peloGoverno do Espírito Santo a um cidadão que, pelos feitos e contribuição, ajudou no desenvolvimentodo Estado.
“É um grande prazer falar em nome das personalidades e instituições homenageadas, que realizaramjuntas o trabalho intenso de elevar nossa cafeicultura. Em 1971, depois da erradicação quase total daslavouras de café, percebemos que 86% da população de São Gabriel da Palha vivia no meio rural.Nossa alternativa era, então, entregar a eles um trabalho que pudessem desenvolver e, por isso,distribuímos, na minha gestão, um milhão de mudas de conilon”, afirmou Dário Martinelli.
“Hoje é dia de muita festa e devemos parabenizar à Seag e aos técnicos do Incaper, que trabalhamincessantemente para o desenvolvimento da agricultura capixaba. Esperamos mais crescimento nacafeicultura e continuar quebrando recordes de produção de café nos próximos anos”, afirmoupresidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Luiz Antônio Polese.
“Queremos parabenizar o Governo do Estado pelo incentivo à melhoria técnica do conilon. Se hoje osprodutores de conilon vivem decentemente é por causa daqueles que pesquisaram as formas deaumentar a produção e chegar aos valores atuais. Estamos muito felizes por esta festa na casa docafeicultor”, declarou o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Léo Júnior Tel.: (27) 3636-3700 / 9942-9616 leonardo@seag.es.gov.br Mike Figueiredo Tel.: (27) 3636-3651 / 9704-2843 mike@seag.es.gov.br twitter.com/SeagES facebook.com/SeagES
FOTOS
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário