segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feiras de Empreendedorismo movimentam escolas da rede municipal de Vila Velha




Texto: Letícia Passos / Foto: Letícia Passos e Silvania Silva

Feiras de Empreendedorismo movimentam as Umefs da rede - Imagem: Letícia Passos
Após estudar a teoria de como se tornarem bons empreendedores, de planejar estratégias de venda e negociação, de alcançar o sucesso em qualquer profissão que escolham e de como trazer benefícios para a comunidade na qual estão inseridos, os alunos da rede municipal de ensino colocam em prática o que aprendem nas aulas da disciplina de Empreendedorismo, durante as Feiras realizadas nas escolas da rede.
Pais e pessoas da comunidade que visitaram a I Feira do Empreendedorismo da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Senador João de Medeiros Calmon, em Praia das Gaivotas, realizada na última sexta-feira (09), conferiram carteiras confeccionadas com caixinhas de leite, capas de cadernos feitas de jeans, porta canetas de rolo de papel higiênico, porta retratos de jornal, porta celulares feitos de pote de amaciante, bazar de roupas e garrafas decorativas –  tudo criado pelos próprios alunos em sala de aula.
O “Empreendedorismo Social” também esteve presente no evento com o trabalho apresentado pelo 8º C, sobre adoção de animais. “Também orientamos o cuidado que se deve ter com os animais domésticos, como, por exemplo, não alimentar os cachorros com coisas que nós comemos, tipo pão e almoço. O certo é dar ração”, explicou Arthur Douglas, de 13 anos.
Já na I Feira do Empreendedorismo da Umef Raymunda de Mendonça, em Santa Mônica, as alunas Maria Eduarda Maciel, 8, Ana Luiza Buge, 10, Beatriz Gazzoli, 8 e Mariana Moraes, 9, do 3º ano, destacaram o que aprenderam com o desenvolvimento do trabalho “Oficina de brinquedos recicláveis”. “Descobrimos que nós podemos ser empreendedores e, além disso, temos de ser bondosos e respeitar os outros. Nosso trabalho também é importante para salvar o meio ambiente”, disseram.
As professoras de Empreendedorismo da Umef, Geovania Cabral e Cinthia Adati, ressaltaram a participação dos alunos na construção dos trabalhos da disciplina que foi implantada este ano letivo na rede. “Eles gostaram muito da novidade, se envolveram, e desde o começo gostaram da disciplina”, contaram as educadoras. “Por exemplo, para a ‘locadora de livros’, os alunos trouxeram revistas e gibis que vão compor o acervo da locadora da escola. Há dois meses, nos recreios, eles já estavam locando livros. Para isto, os próprios alunos fizeram propaganda nas outras salas, confeccionaram convite, e incentivaram a leitura”, completaram.
Os estudantes dos 2º aos 9º anos das Umefs de Vila Velha desenvolveram trabalhos com temas específicos para cada ano: temperos naturais (2º ano), brinquedos ecológicos (3º ano), locadora de produtos (4º ano), sabores e cores (5º ano), ecopapelaria (6º ano), artesanato sustentável (7º ano), empreendedorismo social (8º ano), e novas ideias, grandes negócios (9º ano).
Em dezembro deste ano, os projetos serão expostos na Feira do Empreendedor que irá reunir os trabalhos das escolas da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário