Alan Rodrigues Costa

Servidores deixaram seus recados de combate ao racismo em cartazes espalhados pela Prefeitura
Alan Rodrigues Costa

Ação promoveu um momento de reflexão entre os servidores municipais no Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, os servidores da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges) colocaram em prática uma ideia diferente para celebrar a data. Em cartazes espalhados pela Prefeitura de Vitória, escreveram algumas perguntas, como "Tem uma ideia de como acabar com o racismo?".
Abaixo da frase, havia um espaço para que qualquer pessoa deixasse a sua mensagem. E foi preciso acrescentar mais cartazes para que coubessem todas as ideias dos servidores e cidadãos. "Mais respeito ao próximo", "piada racista não tem graça" e "educação sem preconceiro" foram algumas frases escritas.
"É importante promovermos um momento de reflexão acerca da desigualdade racial, tanto no âmbito institucional quanto de pessoa para pessoa. A reflexão já é, em si, uma possibilidade de mudança", afirmou Ariane Celestino Meireles, da equipe técnica da Seges.
A data também será lembrada pela tradicional Corrida Zumbi dos Palmares, que anualmente atrai centenas de inscritos. A 7ª edição da prova acontece neste domingo (24) e a concentração será no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), no Centro, com largada prevista para às 7h45 para corredores paralímpicos e às 8 horas para os demais.
Dia Nacional da Consciência Negra
Comemorado em 20 de novembro, é um dia dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695. Apesar de ser celebrado no Brasil desde a década de 1960, o Dia da Consciência Negra só entrou efetivamente no calendário oficial do país há pouco tempo, através da lei 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572
Nenhum comentário:
Postar um comentário