O Programa Saúde do Escolar (PSE) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha está comandando uma ação inédita nas creches do município. A voz, o principal instrumento de trabalho do professor e uma das ferramentas de comunicação dos alunos, é a personagem principal do trabalho de orientação e prevenção da saúde vocal que está sendo realizado pela Secretaria, sob o comando da coordenadora do PSE, Laura Coutinho.
A iniciativa tem como meta orientar, tanto as crianças como os professores, sobre os cuidados que se deve ter com a voz para evitar problemas vocais. Todas as semanas, as creches municipais recebem a visita da fonoaudióloga e pedagoga Luciana Farias, que por intermédio de intervenções lúdicas, consegue transmitir conceitos de orientação e prevenção sobre saúde vocal.
O programa, piloto em 2013, está acontecendo em quatro escolas e está beneficiando 1734 alunos e 157 professores. De acordo com Laura Coutinho, a intenção é que em 2014 cerca de 60% das escolas sejam contempladas e, em 2015, toda a rede municipal esteja inserida no programa e recebendo a visita de fonoaudiólogos.
Nesta quarta-feira (06), o trabalho acontecerá às 14 horas na Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Sultany Nader, em Primeiro de Maio.
Lúdico - A fonoaudióloga explica que, com as ações, tanto os professores quanto os alunos são beneficiados. “Fazemos um trabalho de aquecimento vocal com os professores e inserimos os alunos, que recebem orientações quanto ao bom comportamento vocal”, afirma.
Durante as visitas, Luciana é acompanhada pela boneca de pano Márcia. Ela é uma boneca que grita e fala muito alto. Com esse comportamento da boneca, as crianças descobrem que podem ter problemas nas cordas vocais, num futuro próximo, e ainda podem atrapalhar a saúde vocal dos professores. “Trabalhando a conscientização com os alunos, nós ajudamos os professores, que são poupados”, afirma Luciana.
A intensidade vocal demonstrada pela boneca Márcia, é só um dos inúmeros temas que serão trabalhados nas escolas. A intenção da coordenação da iniciativa é trabalhar outros pontos, como a redução da tensão vocal, exercícios vocais, fluência da fala, anatomia e fisiologia, entre outros.
Serviço
Saúde Vocal nas Escolas
Local: Umei Sultany Nader Valladares – Rua Sebastião Inácio da Silva s/n, Bairro 1º de Maio
Data: 06/11/13
Horário: 14 horas
Local: Umei Sultany Nader Valladares – Rua Sebastião Inácio da Silva s/n, Bairro 1º de Maio
Data: 06/11/13
Horário: 14 horas
Informações: Daniela Sanz – 3389.9979 – 9854.8566
Nenhum comentário:
Postar um comentário