terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projeto com alunos da rede pública de Vitória lança animação sobre Villa-Lobos

Curta-metragem começa a ser exibido nesta terça-feira, 26, e foi produzido por 150 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Vitória, 26 de novembro de 2013 – Após um ano de produção, chegou a hora de conferir o resultado de mais um lançamento do Projeto Animação. A ação patrocinada pela EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, apoiada pelo Instituto EDP e realizada pelo Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, realizou, em 2013, uma homenagem a Heitor Villa-Lobos. Por meio de oficinas com conteúdos audiovisuais, 150 alunos da rede pública de Vitória, Espírito Santo, criaram o curta-metragem "O Maestro do Tempo", filme que será exibido a partir desta terça-feira, 26, na capital capixaba.As apresentações serão realizadas nesta terça-feira, 26, às 16h, no Ponto de Cultura Mirante da Obra Social Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, e na quarta-feira, 27, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane Rodrigues dos Santos, na Ilha das Caieiras, na Região da Grande São Pedro.
Em 2013, estudantes do Ponto de Cultura Mirante (Jucutuquara), da EMEF Eliane Rodrigues dos Santos (Ilha das Caieiras), da EMEF São Vicente de Paulo (Centro de Vitória) e da EMEF Neusa Nunes Gonçalves (Vila Palestina) participaram de aulas sobre a linguagem e as técnicas da animação para construir uma história sobre o compositor, maestro, pianista e violoncelista, Heitor Villa-Lobos, criador de mais de mil obras. Para homenageá-lo, crianças e adolescentes imaginaram uma história em que ele embarca numa viagem no tempo e nas lembranças para descobrir as riquezas culturais guardadas em cada canto do país.  
Nas oficinas para a criação do curta-metragem, a partir de informações sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, os alunos criaram o roteiro com a orientação da cineasta e montadora Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Em seguida, coordenados pela animadora carioca Rosaria, os estudantes utilizaram técnicas de animação, como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital), para montar a história em homenagem a Villa-Lobos.
Saiba mais
Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. As obras também são distribuídas gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

Serviço
Mostra de Cinema com lançamento da animação “O Maestro do Tempo”

26/11 (Terça-Feira) – 16 horas
Ponto de Cultura Mirante – Jucutuquara (Vitória)

27/11 (Quarta-Feira) – 14 horas
EMEF Eliane Rodrigues dos Santos – Ilha das Caieiras (Grande São Pedro - Vitória)
Mais informações: www.animazul.org.br

Sobre a EDP Escelsa - A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,35 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário