Professores da rede municipal de ensino de Vila Velha participam durante toda esta quarta-feira (20) de um seminário para apresentações dos trabalhos desenvolvidos em 2013 durante a capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ao todo, 500 professores participaram da capacitação e estão presentes no seminário aproximadamente 700 profissionais.
O evento, que acontece no Centro de Convenções de Vila Velha, das 7h30 às 19h30, conta com apresentações culturais de escolas da rede municipal, palestras com educadores da Ufes e apresentações de trabalhos dos professores do 1º, 2º e 3º anos.
De acordo com o secretário de Educação da Vila Velha, Wallace Millis, a alfabetização na idade é um processo contínuo que também deve ser trabalhado nos anos seguintes. “O processo não se encerra no ciclo de alfabetização. Ele se reconstrói ao longo de todo o processo educativo, o que nos provoca à buscar novas metodologias, novas abordagens de forma sistemática e individualizada nos desafios do letramento, que envolve tanto o português, como a matemática”, declarou na solenidade de abertura.
O PNAIC é programa do governo Federal que tem por objetivo a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental, ou seja, alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. Segundo estatística nacional, cerca de 9% de crianças até oito anos não estão alfabetizadas, sendo que esse índice para adolescentes até 15 anos chega a 14%.
Vila Velha – Em 2013, a Secretaria Educação da Prefeitura de Vila Velha assumiu compromisso com o PNAIC, considerando que toda criança deve estar alfabetizada até os oito anos de idade. Asas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino receberam apoio necessário para realizar com sucesso o trabalho de alfabetização das crianças, que inclui livros e materiais didáticos de qualidade, jogos educativos e o melhor da literatura infantil para todos os alunos, professores e para cada sala de aula, além da Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores que atuam nas turmas do 1º, 2º e 3º ano, que estão cadastrados no Censo Escolar de 2012.
Os professores alfabetizadores cursistas participam de curso presencial com duração de dois anos (120 horas em 2013 – área: alfabetização e linguagens e 120 horas em 2014 – alfabetização matemática), com encontros mensais de oito horas. Além de obter o certificado ao final da formação, todos esses professores recebem uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 150,00, paga pelo Ministério da Educação (MEC), já que o curso acontece fora do horário normal de trabalho do professor.
Serviço
Seminário do PNAIC
Local: Centro de Convenções de Vila Velha – Av. Santa Leopoldina 840, Coqueiral de Itaparica
Data: 20 de novembro
Horário: 7h30 às 17h30

Nenhum comentário:
Postar um comentário