Elizabeth Nader

Equipes da Setran têm acelerado o trabalho de troca de luminárias em vias e praças da capital
Troca de lâmpadas, luminárias, reatores e cabos são os principais serviços realizados pelas equipes de manutenção da iluminação pública de Vitória. O trabalho acelerado das equipes tem possibilitado o restabelecimento da iluminação das vias em prazos recordes: em alguns casos, os serviços são executados em menos de 24 horas após a solicitação por meio do Fala Vitória 156.
Segundo o coordenador de iluminação pública da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Marcos Antônio Cícero Pinto, os serviços mais simples, como troca de lâmpadas, estão sendo realizados no mesmo dia, desde que não esteja chovendo.
No início do ano, a equipe chegou a receber 60 solicitações por dia de troca de lâmpadas e havia mais de 2 mil solicitações pendentes no 156. "O esforço da equipe para atender as demandas dos moradores valeu a pena. Hoje, recebemos, em média, cinco solicitações por dia", disse Marcos Pinto.
Engenharia
Divulgação Setran
"Há serviços que necessitam de prazos maiores, como o restabelecimento de cabos em casos de furto, a manutenção em postes abalroados ou a quebra de luminárias por vandalismo. Muitas vezes dependem de projetos de engenharia e obras para terem o encaminhamento adequado e receberem soluções mais duradouras", explicou.
Também há serviços que dependem de interdição da via, o que muitas vezes só podem ser feitos em horários alternativos ou em finais de semana. "Além disso, muitos serviços não podem ser feitos em dias (ou noites) de chuva", justificou Marcos Pinto.
Um grande desafio vencido foi a recuperação da iluminação na Segunda Ponte. A Prefeitura de Vitória fazia a manutenção nos 12 primeiros postes da via a partir da rodoviária. Desde setembro, a capital passou a fazer a manutenção das lâmpadas dos 34 primeiros postes, dando nova vida ao acesso Sul.
Os pedidos para a manutenção pública da iluminação devem ser encaminhados para o Fala Vitória 156, canal direto da Prefeitura de Vitória com o cidadão. Já nos casos de furtos de cabos e vandalismo, a Setran orienta que o munícipe denuncie qualquer ação contra o patrimônio público pelos telefones 190 e 181.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:
Postar um comentário