A Casa da Cultura de Muniz Freire abre nesta quinta-feira, às 20h a exposição fotográfica “Idiossincrasias” da fotógrafa Dara Garcia Lúcio.
Após uma jornada pelos onze municípios da Região do Caparaó Capixaba, colhendo imagens e depoimentos de mulheres que vivem sob uma perspectiva de vida singular relacionada às suas percepções culturais e suas maneiras de expressá-las, Dara Garcia selecionou dez mulheres e quarenta fotografias para fazerem parte do acervo da exposição.
Segundo Dara Garcia o objetivo é retratar a diversidade cultural existente num mesmo grupo estigmatizado com suas próprias idiossincrasias culturais. “Pretendo mostrar a transgressão cultural do indivíduo (neste caso, mulheres) que através de suas lembranças e fatores adversos criam crenças, costumes e estilos paralelos a cultura do meio em que vivem. O resultado que espero alcançar é provar através de fotos e pequenos depoimentos que a diversidade cultural não se define somente através de grupos sociais, mas também através de peculiaridades individuais que se destacam dentro de cada grupo. Não mais importante será a exposição dessas peculiaridades que são uma espécie de ramificação da cultura do grupo o que, a meu ver, enriquecerá ainda mais as fontes de pesquisa e informações sobre a cultura, religiosidade e folclore capixaba.”
As fotografias e trechos dos depoimentos serão expostas de uma forma alusiva a um video documentário. Através de frases curtas, extraídas dos depoimentos das mulheres fotografadas, a fotógrafa “deu voz” a cada imagem, sobrepondo essas frases nas fotografias.
A exposição “Idiossincrasias” foi selecionada nos editais da Secult e é patrocinada pelo FUNCULTURA com o apoio da Prefeitura Municipal de Muniz Freire.
A Exposição ficará aberta ao público durante dois meses.
Informações: (28) 3544-1699
Casa da Cultura já está recebendo os últimos detalhes para a exposição:

Nenhum comentário:
Postar um comentário