Divulgação Semsu

Imagens das vias de Itararé capturadas pelas novas câmeras eram transmitidas no telão durante o discurso do prefeito Luciano Rezende
A equipe de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal já opera as novas câmeras do bairro Itararé. A entrega oficial dos equipamentos e os testes foram realizados na manhã desta quarta-feira (20), durante solenidade na praça da comunidade com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do prefeito Luciano Rezende.
Foram instaladas oito câmeras de videomonitoramento capazes de girar em todas as direções e ampliar o foco da imagem para visualizar até mesmo o rosto de um suspeito. As imagens das câmeras foram reproduzidas ao vivo em um grande telão instalado atrás do palco, enquanto ocorriam os discursos das autoridades.
As câmeras de Itararé são as primeiras a ser instaladas por meio do Programa Olho Digital, do Governo do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vitória. Somente para a capital foram destinadas 100 câmeras, que serão distribuídas em todas as regiões administrativas.
O prefeito ressaltou a importância da admissão dos 145 novos agentes na Guarda Municipal e lembrou que a solução para os problemas de segurança pública envolve ações conjuntas dos poderes públicos.
"Não existe solução fácil para a segurança pública. Serão mais de 100 câmeras em toda a cidade e esse é um passo importante para cercar o município com videomonitoramento. Com isso, grande parte dos delitos da cidade será registrada e poderemos acionar a Guarda Municipal e a Polícia Militar ou auxiliar a Polícia Civil nas investigações. Só por meio deste trabalho intensivo e integrado poderemos mudar esta realidade, que não é só de Vitória, mas de todo o país".
O governador enfatizou os investimentos em segurança e disse que o número de homicídios em Vitória tem caído, sendo este o sexto ano de redução dos índices na capital. Outro anúncio feito por Renato Casagrande foi a implementação da Patrulha da Comunidade no bairro, com foco na prevenção de crimes contra o patrimônio, além da criação de um posto da Polícia Militar no alto do Bairro da Penha.
Marcos Salles

Videomonitoramento é mais uma ferramenta da Guarda para garantir a segurança nas vias da capital
Novas câmeras
Todas as macrorregiões de Vitória serão atendidas com as câmeras, totalizando 37 bairros que serão monitorados até o final do ano. A cidade passará a ter 207 pontos de videomonitoramento em locais estratégicos para a vigilância do município, como a região do Centro, que receberá 40 câmeras do programa "Crack é Possível Vencer", do Governo Federal.
Por questões de segurança, os pontos exatos de instalação das câmeras não serão divulgados. O posicionamento final dos 100 primeiros pontos e das câmeras do programa "Crack é Possível Vencer" foi decidido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é um colegiado responsável por debater a política municipal preventiva de segurança pública.
As decisões são tomadas em consenso, sem hierarquia, e respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que constituem o gabinete. Ele serve ainda como um espaço de troca de informações e articulação estratégica entre a Prefeitura e as diferentes forças de segurança - Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Federal - e com as representações do Judiciário, como o Ministério Público.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563
Nenhum comentário:
Postar um comentário