Diego Alves
Cidadania e responsabilidade levaram dezenas de moradores de Vitória à eleição dos novos conselheiros tutelares do município na manhã desta segunda-feira (18), na Casa dos Conselhos, na Praia do Canto.
Como a eleição deste ano é universal, ou seja, qualquer eleitor de Vitória poderia votar para escolher os conselheiros, muitos candidatos mobilizaram seus amigos, familiares e comunidades para participar da votação.
Assim, grupos de bairros chegavam juntos para votar. Entre esses grupos, estava o da senhora Rita de Cássia Pereira Calatrone, 46, moradora do bairro Grande Vitória. Participando pela primeira vez desse pleito, ela e um grupo de amigos da comunidade foram apoiar uma candidata. "Sei que o Conselho Tutelar é muito importante".
Já a professora e moradora de Jardim Camburi Arlete Pereira destacou a importância dos conselhos tutelares para o fortalecimento das políticas públicas da Assistência Social no município. "Os Conselhos Tutelares são tão importantes para nossa cidade que votar nos meus candidatos hoje foi a minha primeira ação do dia".
O senhor Jonas Cerqueira de Oliveira, 66, morador de Goiabeiras, não conhecia nenhum candidato pessoalmente, mas pesquisou sobre alguns e não deixou de exercer seu papel de cidadão. "Os Conselhos Tutelares têm um papel muito importante no fortalecimento e na proteção das famílias. Apesar dessa eleição não ser obrigatória, sei que é meu dever participar dos acontecimentos da minha cidade".
Processo eleitoral
Na eleição deste ano, qualquer morador de Vitória poderá votar em até 10 candidatos para conselheiros tutelares em uma lista com vários nomes. Para isso, basta comparecer à Casa dos Conselhos, localizada na avenida Desembargador Santos Neves, nº 1.489, Praia do Canto, até as 19 horas desta segunda-feira (18) munidos de um documento com foto e do título de eleitor.
Duas câmaras de votação e uma urna estão à disposição dos eleitores, que também têm o apoio de três mesários.
A promotora Valéria Barros Duarte de Moraes está no local representando o Ministério Público na fiscalização das eleições, em substituição à titular da 5ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Vitória. "Nosso papel aqui é fiscalizar e garantir que todo o processo eleitoral para a escolha do novo Conselho Tutelar de Vitória ocorra dentro da lei municipal, onde essa eleição está estabelecida".
Também estão presentes no processo eleitoral membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concav), conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 6128 / 98889-5564


Nenhum comentário:
Postar um comentário